
A Associação Amigos de Nova Roma cobrou providências do governo estadual quanto a obras de recuperação na ERS-448, rodovia que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul. O pedido de providências ocorreu nesta terça-feira (20), dia em que a Ponte Nossa Senhora de Caravaggio completou dois anos.
A publicação nas redes sociais destaca a força e a união da comunidade, que viabilizaram a construção da ponte, além do chamado “projeto invisível” prometido pelo Estado.
Confira a nota na íntegra e a publicação:
Há exatos 2 anos, em 20 de janeiro, Nova Roma do Sul dava uma lição ao Brasil.
Enquanto muitos diziam que era impossível, a Associação Amigos de Nova Roma e toda a comunidade provaram que a força da união supera qualquer burocracia. Nós não esperamos. Nós nos unimos, arrecadamos e construímos. Em tempo recorde, 138 dias, a Ponte Nossa Senhora de Caravaggio estava de pé, reconectando vidas e a nossa economia.
Mas hoje, o sentimento é misto: ORGULHO do que fizemos e INDIGNAÇÃO com o que deixaram de fazer.
Lembram quando o Governo do Estado classificou nossa iniciativa como uma “ponte provisória”? Disseram que não aguentaria o tranco, duvidaram da capacidade para caminhões pesados. Pois bem.
A resposta veio em maio de 2024. Quando as enchentes devastaram o Rio Grande do Sul e derrubaram as “grandes obras” estatais, foi a nossa ponte — a tal “provisória” — que permaneceu de pé. Ela virou rota alternativa confiável, garantindo o abastecimento e o socorro. Por aqui passaram os carros, as ambulâncias e, sim, os caminhões pesados que o governador disse que a estrutura não suportaria.
A “provisória” salvou a logística da região. Já a ponte prometida pelo Estado? Segue sendo um projeto invisível.
E não para por aí! A vergonha continua na RS-448. O contrato de recuperação assinado em 20 janeiro de 2025 pelo Estado – exatamente no dia em que a Ponte completava 1 ano da inauguração – não teve efeito. Hoje é 20 de janeiro de 2026 e nenhum palmo de asfalto foi recuperado.
Nossa parte nós fizemos e, provamos que sabemos ser eficientes e fazer bem feito. Agora perguntamos: até quando o governo vai ignorar a força e a necessidade de Nova Roma do Sul e região?
Deputado questiona demora em obras de reconstrução
Em participação no programa Bom Dia Trabalhador, da Rádio Viva 94,5 FM, na última segunda-feira (19), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas (PT), questionou a demora do governo do Estado em executar obras em pontos atingidos pelas enchentes dos últimos anos.
Durante a entrevista, Vargas afirmou a assinatura de contratos para melhorias, no valor de R$ 545 milhões.