LIGAÇÕES

Antiga ponte entre Lajeado e Arroio do Meio começa a ser demolida após inauguração de nova estrutura na ERS-130

Com colapso durante a enchente de 2024, ponte no Vale do Taquari dá lugar a nova travessia, mais alta e resistente

Foto: Divulgação/EGR
Foto: Divulgação/EGR

A antiga ponte da ERS-130, que desabou durante as enchentes de maio de 2024, começou a ser demolida nesta quarta-feira (14). A estrutura ficava sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, e agora dá lugar à nova travessia, entregue em abril deste ano com melhorias significativas.

A demolição, conduzida pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), está prevista para durar 15 dias e não afetará o trânsito na nova ponte, que segue com tráfego normal. O serviço é parte do mesmo contrato que viabilizou a construção da nova estrutura e representa mais um passo na recuperação da mobilidade regional após os desastres naturais que atingiram o Rio Grande do Sul.

A retirada da antiga ponte será feita com uso de rompedores hidráulicos, que fragmentarão a estrutura em blocos. Em vez de serem descartados, esses materiais serão reaproveitados como reforço para as margens do Rio Forqueta, ajudando a estabilizar as encostas e prevenir erosões. Segundo a EGR, essa abordagem combina soluções de engenharia com responsabilidade ambiental.

Para o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, o trabalho simboliza o encerramento de um ciclo.

“A demolição é uma ação planejada e necessária para garantir a segurança e a preservação ambiental da região. Estamos concluindo esse ciclo com responsabilidade”, afirmou.

Nova ponte mais alta, larga e preparada para o futuro

A nova ponte substitui a estrutura destruída pelas enchentes com um projeto mais robusto e adaptado às novas demandas climáticas. São 172 metros de extensão — 51 metros a mais do que a anterior — e 10,7 metros de largura, com duas faixas de rodagem, calçada para pedestres e ciclovia. O vão livre de 2,10 metros e a elevação da estrutura em cinco metros aumentam sua resistência a cheias.

A construção foi concluída em sete meses e demandou 234 toneladas de aço e 2.227 m³ de concreto. Incluindo os acessos, a obra totaliza 512 metros e recebeu investimento de R$ 22,6 milhões, via Plano Rio Grande (Funrigs).