A Prefeitura de Caxias do Sul confirmou que a abertura da licitação para a execução dos itens remanescentes da obra de aparelho viário de acesso ao bairro Planalto ocorre dia 27 de janeiro. O edital foi publicado nesta quinta-feira (9). O valor máximo para a contratação da empresa é de R$ 4,6 milhões. Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Após a desistência da empresa que estava executando a obra, a prefeitura fez diversas melhorias no local. A Secretaria Municipal de Obras executou manutenções nas redes de drenagem e instalou novas bocas de lobo, além da construção das calçadas para dar mais segurança aos pedestres. A Codeca aplicou a primeira camada de asfalto para melhorar a mobilidade dos veículos.
A Obra
Na Av. Marcopolo foram executados serviços de drenagem, além de terraplenagem para conformação e compactação do solo. Faltam ainda os serviços de substituição de meios-fios em alguns trechos, execução de passeios públicos e canteiros, bem como a conclusão do sistema de drenagem e sinalização viária. Na BR-116, o sistema de drenagem foi iniciado em uma das pistas e precisa ser concluído.
Dos serviços de pavimentação no trecho da BR-116, estão pendentes a remoção parcial do canteiro central, a execução de novo pavimento e da alça de acesso, fresagem e repavimentação asfáltica, construção de novos passeios e implantação da sinalização viária. A obra iniciou em novembro de 2023 e deveria ter sido concluída em julho de 2024. A nova licitação pretende concluir a obra sem novos problemas.
Em 20 de junho passado, a empresa SUV Empreendimentos LTDA, vencedora da licitação para fazer a obra do novo acesso ao bairro Planalto, solicitou rescisão do contrato. Embora não tenha abandonado a obra, a empresa já havia recebido várias notificações do município para agilizar os trabalhos e atualizar o cronograma, mas não estava cumprindo os prazos determinados em contrato.