O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros nos primeiros meses de 2025. Ao todo, 1.144.558 turistas visitaram o estado, o que representa um aumento de 93,4%. No mesmo período do ano passado, 591.592 estrangeiros estiveram em terras gaúchas. Os números são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
Em sua maioria, os turistas vieram da América do Sul: 1.137.073 visitantes ao todo. Os argentinos lideram o ranking, com 951.776 turistas no primeiro quadrimestre deste ano. Em seguida estão os uruguaios, com 168.448 visitantes estrangeiros. Paraguaios e chilenos aparecem logo em seguida entre os principais emissores de visitantes para o Estado.
Recuperação pós tragédia
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o recorde no número de chegadas entre janeiro e abril mostra que o estado gaúcho conseguiu se recuperar após a catástrofe climática ocorrida no ano passado:
“Com o registro do maior número de turistas internacionais do país no primeiro quadrimestre deste ano, o Estado prova sua resiliência, sua tenacidade e a força da sua recuperação. A gente sempre diz que o turismo é um modelo econômico com capacidade de transformar para melhor a economia de uma região e está aí a prova”, afirmou.
A nível nacional, a Argentina também aparece como principal país emissor, com mais de 2,1 milhões de turistas no primeiro quadrimestre, o que corresponde a um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado (1,07 milhão). Em seguida está o Chile, com 333.592 visitantes, 29% a mais do que de janeiro a abril de 2024. Na terceira posição, os Estados Unidos, com 305.932, um acréscimo de 21,68%.
Mais recordes
O cenário gaúcho segue a tendência nacional. De acordo com a Embratur, entre janeiro e abril e 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 turistas internacionais.
O resultado estabelece mais um recorde para o período e já representa 64% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê a entrada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros neste ano. A nova marca representa o melhor desempenho já conquistado para o primeiro quadrimestre desde o início da série de registros, em 1970.
Quando comparado com o mesmo período de 2024, o crescimento no fluxo de turistas internacionais foi de 51%. O resultado demonstra o efeito direto das ações de promoção e articulação realizadas em conjunto pelos setores público e privado.
Somente no mês de abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas estrangeiros, um aumento de 72% em relação a abril de 2024, o equivalente a quase 288 mil visitantes a mais.
Além disso, o país já superou a marca da metade da meta de 8,1 milhões de visitantes internacionais projetada para 2027. Esses números evidenciam o aumento do interesse global pelo Brasil, impulsionado por suas riquezas naturais, diversidade cultural e estratégias eficazes de promoção no exterior.
Boa imagem
Marcelo Freixo atribui os bons resultados do primeiro quadrimestre aos esforços contínuos da agência na promoção internacional do Brasil:
“A imagem positiva que o Brasil constrói no mundo é responsável direto por esse resultado. Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade, que tem compromisso com o futuro do planeta. Aliado a isso, nosso trabalho na Embratur tem conseguido ampliar a nossa conectividade aérea em patamares muito superiores ao observado no resto do mundo”, disse.
O presidente destacou que será lançado o Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, considerado um novo marco para o setor. Segundo ele, a iniciativa transforma em política de Estado o trabalho desenvolvido para organizar a promoção do país com base em inteligência de dados e estratégias segmentadas, voltadas para diferentes perfis de turistas.
Ele enfatizou ainda que o aumento no número de visitantes internacionais gera impactos positivos na economia, com mais receita, empregos e renda para a população.