TURISMO

Rota dos Capitéis é aprovada como destino turístico oficial do RS

A Rota dos Capitéis abrange dez municípios: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza

Foto: Fabiano Mazzotti/Divulgação
Foto: Fabiano Mazzotti/Divulgação

O Projeto de Lei que institucionaliza a Rota dos Capitéis como novo destino turístico do Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa.

O projeto nasceu de uma sugestão do empresário Adriano Miolo em 2020, sendo implementado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, então sob gestão de Rogério Capoani. A iniciativa ganhou força com a então presidente Marijane Paese e a união de 10 municípios da Serra.

Estrutura do roteiro turístico-cultural

A Rota dos Capitéis abrange dez municípios: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O roteiro oferece 15 trechos de caminhada, totalizando 330 km, e 10 de cicloturismo, com 350 km, interligados a uma rota principal, passando por cerca de 500 templos.

Além da rota regional já sinalizada, uma rota circular de 2.367 km está em fase de implementação. Ela será a primeira a ser operacionalizada e vai incluir percursos para caminhada (533 km), cicloturismo (772 km) e veículos (1.063 km), abrangendo ao máximo o território dos municípios envolvidos.