TURISMO

Prefeito de Caxias do Sul sanciona lei que autoriza despesas para retirada de locomotiva de Canoas

Agora, a equipe técnica organiza com apoiadores o transporte do objeto histórico para Caxias do Sul

Foto: Prefeitura de Cacias do Sul / Juliane Ribas / Divulgação
Foto: Prefeitura de Cacias do Sul / Juliane Ribas / Divulgação

O Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, sancionou na tarde desta sexta-feira (4) a lei nº 9.278, que autoriza o Município a custear despesas necessárias para reparar possíveis danos ocasionados pela operação de retirada de uma locomotiva a vapor das dependências da ULBRA, em Canoas.

As despesas são previstas caso ocorram possíveis danos a serem ocasionados nas dependências da universidade, onde estão o veículo e o vagão, que serão instalados nos trilhos do Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino. O objetivo da vinda da máquina é impulsionar o turismo local por meio de um resgate histórico da passagem do trem e promover a valorização do patrimônio ferroviário.

Resgate Histórico e Turismo Local

Para o prefeito Adiló falou da importância do resgate histórico para as futuras gerações.

“Tem gente que não sabe a metade da história de Caxias para ser contra um presente como esse. Quando ficamos sabendo do edital do DNIT, entramos na hora na disputa tamanha a importância desse objeto. E Caxias foi uma das três cidades habilitadas, porque tem a rede ferroviária e ela foi um marco para Caxias hoje ser a cidade que é. A chegada da locomotiva aqui será histórica como foi o dia 1º de junho de 1910, quando aqui chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Rio Grande do Sul. Nesse mesmo dia, Caxias foi elevada à categoria de cidade”, lembrou.

O Prefeito ainda destacou que a locomotiva na Estação Férrea será mais um atrativo turístico da cidade.

“Ela será um sucesso lá na Estação, tenho certeza. Tem gente que ficará com vergonha do que disse. E preciso lembrar também que o trem é um símbolo neste ano que comemoramos os 150 anos da imigração italiana”.

Foto: Ícaro de Campos / Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

A lei sancionada pelo prefeito será publicada no Diário Oficial. O próximo passo é organizar a retirada da locomotiva e o transporte de Canoas a Caxias do Sul. O trabalho não terá custo para o município, da mesma forma que a restauração. Para o restauro, o município buscará recursos de apoiadores e emendas parlamentares.