PARECER

IPHAN aprova a instalação da locomotiva na Estação Férrea, em Caxias do Sul

Com o parecer técnico favorável, a locomotiva deverá ser trazida de Canoas a Caxias no próximo mês

Foto: Juliane Ribas/ Divulgação
Foto: Juliane Ribas/ Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul recebeu nesta quarta-feira (23) o documento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o parecer técnico favorável à instalação da locomotiva no largo da Estação Férrea.

O município havia solicitado ao órgão federal a autorização para a instalação da locomotiva no sítio da antiga estação férrea, em virtude de um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura e o IPHAN, cedendo a área ao município para a sua preservação. Foi anexado também à solicitação, o termo de doação da locomotiva, a planta onde ela deverá ser instalada, além do projeto de revitalização da área que está em andamento. E ainda, foi enviada a aprovação do projeto pelo IPHAE, uma vez que a Estação Férrea de Caxias do Sul é bem tombado em nível estadual.

Diante disso, o IPHAN aprovou a implantação da locomotiva. Confira o parecer: 

“Diante da documentação encaminhada pelo município, que é suficiente para a compreensão, entendimento e justificativa das soluções propostas, considera-se que a implantação da locomotiva não causa interferência negativa ao conjunto de bens valorados. Pelo contrário, a inserção do bem imóvel irá qualificar a área, bem como agregar ao conjunto existente o elemento que é representativo e indissociável da história do transporte ferroviário no Brasil”.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antonio Feldmann, o documento comprova que o município está fazendo tudo de forma correta e acrescentando ao patrimônio do município um elemento que é o resgate da memória ferroviária nacional.

“Ficamos contentes com esse reconhecimento do IPHAN e é sempre bom lembrar que estamos recebendo a locomotiva como doação, o custo do município será apenas caso haja algum reparo para fazer na Ulbra no momento da retirada desse bem de lá. Depois de restaurada, ela terá um valor aproximado de R$ 40 milhões, além de todo valor histórico que ela representa para Caxias do Sul”, destaca.

A locomotiva deverá ser trazida de Canoas a Caxias no próximo mês.