
A marca oficial do turismo de Caxias do Sul, o Curta Caxias, teve um ano de destaque em 2025. O selo, estabelecido por lei, participou de 29 eventos e feiras dentro e fora do país, desempenhando um papel central na divulgação dos atrativos da cidade por meio de ações de marketing.
Com cores vibrantes e ícones de pontos turísticos, a logomarca atraiu visitantes para estandes da cidade em eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, e até em capitais internacionais como Buenos Aires e Montevidéu, além de diversas cidades gaúchas.
A marca já pode ser vista em vários locais. Ela estampa um pórtico de acesso em Caxias do Sul, o ônibus da Visate da Linha Vinhedos, e uma série de materiais como ecobags, camisetas, banners e folheteria. O selo também ganhou visibilidade em eventos culturais como os festivais Sálvia e Mississippi Delta Blues.
“Planejamos e desenvolvemos diversas maneiras de apresentar a marca, para que ela definitivamente remeta ao turismo local”, comentou o Secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier.
Ações promocionais em eventos como o Caxias in Vino, a Semana Municipal do Turismo e o Congresso Internacional de Jornalistas do Turismo também ajudaram a alavancar o setor. O resultado prático foi um crescimento significativo no faturamento das empresas de turismo e hospedagem.
Entre janeiro e o início de novembro, o segmento de hospedagem, turismo, lazer e entretenimento da cidade faturou R$ 156.561.897,54, superando o mesmo período de 2024. Com um calendário repleto para 2026, incluindo a Festa da Uva e o Carnaval, a expectativa é de que a ascensão continue.