
Arroio do Sal - Um Arroio do Sal muito além da praia e do mar: com apoio de produtores da região, a gestão municipal aposta em estratégias para fomentar o Turismo Rural no município. O tema deverá pautar um evento com previsão para o próximo ano, reunindo empreendedores rurais, associações e lideranças para capacitar e difundir iniciativas voltadas ao setor.
Com apoio do Programa de Turismo Rural do Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a proposta é promover e criar condições para empreendimentos localizados da região campeira, agrícola e próxima à lagoa Itapeva, contemplando pousadas, trilhas ecológicas, gastronomia, artesanatos ou até atividades aquáticas. Os secretários de Turismo, Esporte, Juventude e Cultura, Luciano Costa, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Celso Kroth, trataram do assunto em uma reunião realizada no Sítio La & Lai nesta quinta-feira (30).

Participaram do encontro os proprietários da propriedade, Raquiela Brehm Mauer de Souza e Lairton Meyer de Souza, o supervisor do Senar-RS, Ricardo Almeida, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, Diana Justo, e ainda o secretário adjunto de Agricultura, João Luis Pereira dos Santos.
Levantamento do potencial turístico local
O supervisor do Senar apresentou os módulos do Programa de Turismo Rural e orientou a gestão pública sobre os projetos possíveis na região. O primeiro passo da Prefeitura Municipal será a realização de um levantamento, detalhando números atuais de proprietários rurais e daqueles que desejam empreender no setor. O secretário de Turismo, Luciano Costa, afirma que os incentivos ao campo poderiam atrair turistas argentinos e o público 60+, que atualmente representa um terço da população de Arroio do Sal.
“Iremos identificar os nossos produtores para que possamos explorar todo o nosso potencial e fazer dessa região uma vitrine para quem passa pela Estrada do Mar. O Turismo Rural é algo que já estamos estudando há alguns meses. Temos uma lagoa, uma serra e paisagens muito bonitas que ainda não são devidamente valorizadas”, concluiu o secretário de Turismo, Luciano Costa.
Turismo em expansão
Com o objetivo de empreender na área turística, a reunião foi idealizada também pelos proprietários do Sítio La & Lai e produtores de morangos. “Esse é um projeto que é um sonho antigo nosso, compramos o sítio há 12 anos. Queremos que as pessoas do outro lado da Estrada do Mar sejam lembradas porque Arroio do Sal não é somente o mar. Para isso, buscamos investimentos e apoios, ainda somos pequenos”, afirmou a empreendedora Raquela.
Ricardo Almeida aproveitou para convidar os secretários a participarem do Seminário de Turismo Rural, que acontecerá em Santa Cruz do Sul no dia 25 de novembro. Ele reforçou que Arroio do Sal tem potencial para investir neste pólo turístico que cada vez ganha mais adeptos. “Mais de 300 pessoas participaram de uma iniciativa aberta em Osório sobre o tema, mostrando o desejo das pessoas por este mercado. O Turismo Rural é uma atividade nova, e queremos que Arroio do Sal seja uma referência”, disse.
A data para a realização de um evento voltado ao Turismo Rural ainda será definida pela administração pública. Entretanto, Luciano Costa se comprometeu em colocar Arroio do Sal em incentivar os empreendedores rurais. “Com gestão pública, nosso papel é apoiar quem deseja empreender e unir pessoas com esse objetivo em comum. Precisamos de união entre as propriedades rurais e os serviços turísticos de Arroio do Sal”.