ALIANÇA INTERNACIONAL

Vale dos Vinhedos consolida pioneirismo global na vitivinicultura

Aprovale celebra 30 anos com marco histórico ao integrar o Vale dos Vinhedos em aliança internacional de viticultores artesanais

Vale dos Vinhedos se une à AVA e consolida pioneirismo global na vitivinicultura
Diretor técnico Moisés Brandelli e vice-presidente André Larentis na assinatura do termos de parceria. | Foto: Marcos Giordani / Divulgação

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) reforça seu papel de protagonista na vitivinicultura brasileira ao ingressar na The Global Artisan Vintners Alliance (AVA). A princípio, a aliança internacional reúne regiões vinícolas de destaque global, promovendo práticas inovadoras e sustentáveis no setor. O Vale dos Vinhedos abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

A Aprovale é uma das cofundadoras da AVA, ao lado de seis outras instituições de renome, representando regiões vinícolas da França, Portugal, Croácia, Argentina e Estados Unidos. O convite para fazer parte da AVA partiu da Califórnia, destacando a relevância do Vale dos Vinhedos no cenário internacional.

A assinatura do termo que oficializou a entrada do Brasil na AVA ocorreu nesta quarta-feira (15), na sede da Aprovale. O vice-presidente da associação, André Larentis, enfatizou sobre o momento marcante.

“Com esse movimento, estamos protagonizando um importante avanço no cenário global, que coloca a Aprovale, seus associados e, principalmente, o Vale dos Vinhedos em um circuito que é sinônimo de inovação e competitividade”, destaca.

Portanto, a adesão da Aprovale à AVA não apenas reafirma o papel de liderança do Vale dos Vinhedos, mas também projeta a vitivinicultura brasileira para um patamar global de excelência e inovação.

O que é a AVA?

A The Global Artisan Vintners Alliance (AVA), que se baseia nos princípios de respeito mútuo e benefício compartilhado, visa fomentar parcerias focadas em técnicas emergentes de produção de vinho, sustentabilidade, gestão de associações vinícolas e promoção econômica. Além disso, a troca de conhecimentos e experiências entre os membros promete impulsionar o agroturismo. Juntamente com o fortalecimento da presença das regiões participantes como destinos de destaque para vinho, gastronomia e cultura.

Entre as iniciativas previstas pela AVA estão programas de estágio internacional e eventos anuais que celebrarão e promoverão as regiões vitivinícolas associadas. A tecnologia moderna facilitará a interação contínua entre os membros, com reuniões virtuais trimestrais.

Sobre o Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos detém a maior concentração de vinícolas por km² da América Latina – são 31 associadas à Aprovale, representando um terço dos 90 estabelecimentos. Bem como, eles são responsáveis pela elaboração média anual de 10 a 12 milhões de garrafas. A região, além de ser pioneira no enoturismo, foi a primeira do país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, em 2002.

O Vale também protagonizou, em 2012, o primeiro reconhecimento de Denominação de Origem para vinhos e espumantes. O marco foi conquistado no mesmo ano em que foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O local sedia vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas, agroindústrias, museus, entre outras atrações.