Já estão abertas as submissões de trabalhos para o 1º Encontro Brasileiro de Enoturismo, que será realizado de 22 a 24 de outubro de 2025 em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Organizado pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS, o evento conta com o apoio de outras 11 instituições de ensino e pesquisa do país. O prazo para envio de trabalhos vai até 9 de junho, e a chamada está disponível no Portal de Eventos do IFRS.
Os interessados devem submeter resumos expandidos conforme as orientações do site. Os trabalhos poderão ser inscritos em Grupos de Trabalho (GTs) que abrangem temas diversos como Acessibilidade e Inclusão, Gestão Estratégica e Marketing, Neurociências, Mulheres e Vitivinicultura, Sustentabilidade, Território e Patrimônio Vitícola, entre outros.
Programação e Temáticas do Encontro
A programação vai além da esfera acadêmica. Estão previstas conferências de abertura e encerramento, sessões de apresentação de pesquisas, além de mesas-redondas com representantes de instituições públicas e privadas. As discussões devem reunir especialistas de áreas como enologia, agronomia, turismo, hotelaria, administração e marketing.
No campo cultural e social, o evento também promete experiências sensoriais e de integração com o território. Haverá rodadas de degustação de vinhos de diversas regiões brasileiras, visitas técnicas a roteiros de enoturismo em Bento Gonçalves e arredores, além de apresentações artísticas com talentos locais.
Objetivos e Organização
Com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre academia, setor produtivo e sociedade, o encontro busca dar visibilidade a pesquisas e práticas inovadoras voltadas ao desenvolvimento do enoturismo no Brasil.
Além do IFRS, participam da organização representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Instituto Federal de Brasília (IFB).
As inscrições para participar como público ainda não foram abertas, mas as informações serão divulgadas em breve. Para atualizações e novidades, acompanhe o evento nas redes sociais: Instagram (@ebenoturismo), Facebook e LinkedIn (Encontro Brasileiro de Enoturismo).