Quem visitar o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, encontrará a sinalização renovada na região, que promete facilitar a navegação e a descoberta dos diversos pontos turísticos. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), com o apoio da Sicredi Serrana e da Icatu Coopera, implementou uma nova comunicação visual ao longo da rota turística. Foram instaladas 100 peças de sinalização, oferecendo uma melhoria considerável na orientação dos visitantes.
A nova sinalização inclui três grandes mapas, estrategicamente posicionados em cada acesso principal ao Vale dos Vinhedos, como pela RS-444, na Rua Basílio Zorzi e nas proximidades da entrada para Monte Belo do Sul. Cada mapa vem com um QR-Code que direciona os turistas para o site oficial da região. Além disso, foram colocadas 15 placas de estrada em bifurcações e vias secundárias, que ajudam os visitantes a encontrar empresas e seguir os caminhos corretos dentro da rota.
Para aprimorar ainda mais a experiência dos turistas, foram instaladas 82 placas indicativas em frente aos estabelecimentos associados à Aprovale. Essas placas servem para identificar e destacar as opções abertas à visitação, facilitando a localização das vinícolas e outros pontos de interesse ao longo da rota.
O presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi, avalia as obras do principal destino enoturístico do Brasil.
“O Vale dos Vinhedos precisa investir de forma permanente em melhorias para garantir experiências de excelência aos visitantes. Somados ao trabalho diferenciado feito pelos próprios estabelecimentos do roteiro, esforços como esse ajudam de forma significativa a impulsionar o turismo na região, fomentando a geração de negócios e estimulando o empreendedorismo local”, afirma.
A instalação das placas faz parte da parceria entre a Aprovale, o Sicredi Serrana e o Icatu Coopera, que visa impulsionar o turismo regional. Em breve, os estabelecimentos associados e os visitantes do Vale dos Vinhedos, distrito que abrange as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, receberão outras melhorias.
“Essas placas não apenas orientam os visitantes, mas também destacam as riquezas culturais e naturais da Serra Gaúcha. Acreditamos que o turismo é uma força motriz para o desenvolvimento econômico e social das nossas comunidades”, afirma Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana RS/ES.