CRESCIMENTO

Exportação de espumantes brasileiros cresce 30% no primeiro semestre de 2025

Iniciativa Wines of Brazil comemora maior presença em 48 países e premiações de rótulos nacionais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As exportações de espumantes brasileiros tiveram um crescimento de 29,84% em valor no primeiro semestre de 2025, saindo de US$ 763 mil para US$ 991 mil em relação ao mesmo período de 2024. Os dados, divulgados pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), através do projeto setorial Wines of Brazil, também mostram alta de 20,22% nas exportações de vinhos e aumento de 21,85% nas exportações gerais de vinhos e espumantes brasileiros.

De acordo com Rafael Romagna, gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, o desempenho reflete as ações promocionais do projeto, o reconhecimento internacional dos rótulos brasileiros, que acumulam premiações, e os investimentos das vinícolas em estratégias que contemplam o mercado internacional.

O Brasil exporta atualmente para 48 países, sendo que 84% das vinícolas exportadoras de espumantes em 2025 são integrantes do Wines of Brazil. “Algumas empresas nos relatam que mais da metade dos resultados em exportação provém de alguma forma das ações organizadas pelo projeto”, destaca Romagna.

O Consevitis-RS atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos e derivados, envolvendo-se também em programas de ensino, pesquisa e inovação para o desenvolvimento setorial.