Formação inédita é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos e abordará desde dinâmica mercadológica, tributação, consumidor, marca e até comunicação. Aulas iniciam no dia 20 de maio e contam com palestrantes de empresas como Pão de Açúcar, Concha y Toro, Freixenet, Ideal Consulting BI, Wine Intelligence, Evino e UntDesign
Nunca foi tão difícil gerir uma empresa em meio a um cenário de tamanha incerteza. Empreender em um segmento específico, nesse caso, tornou-se ainda mais desafiador. Essas conclusões levaram a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) a promover um curso on-line sobre o tema, com vagas limitadas. “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso” inicia no dia 20 de maio e foi desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores ou mesmo enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos acerca desses assuntos.
“O curso aborda, de forma sistemática e didática, os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro, além de ter extensa carga horária e convidados especiais que vão dividir com os alunos suas experiências nas mais diversas áreas do conhecimento”, antecipa Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS e uma das professoras do curso que terá ainda a condução dos colegas Caroline Dani, Júlio César Kunz, Juciane Casagrande Doro, Marcos Graciani e Patrícia Binz.
Além do respaldado quadro de professores da ABS-RS, entre os speakers convidados estão nomes de peso do mercado brasileiro e internacional, como Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino; Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados; e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.
Negócios e Mercado do Vinho terá uma carga horária total de 32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras, sempre às quintas-feiras entre 18h30min e 21h30min (confira a programação completa no final). Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por até seis meses contando a partir do início das aulas.
No dia 8 de julho, o curso terá um debate com marcas líderes e grandes especialistas no mercado brasileiro. Entre os nomes confirmados está Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos da rede Pão de Açúcar, a maior importadora de vinhos do país, além de representantes da Concha y Toro, como também da Freixenet, a grife que, desde 2020, reposicionou sua marca no mercado brasileiro.
“A formação também trará como um de seus principais diferenciais três horas de mentorias e materiais extras como uma planilha para formação de preço de vinhos, uma cartilha explicando a tributação do setor, além de aulas envolvendo plano de negócios, apresentação do ponto de venda e site, além de ética e responsabilidade no consumo e na comunicação da bebida”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora Institucional da ABS-RS e profissional com mais de 20 anos como diretora comercial em vinícola.