“Tudo é Leitura” será o tema da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Na manhã desta quinta-feira (1) ocorreu o lançamento oficial da 38° Feira do Livro de Caxias do Sul. Esta edição…

Publicado por
14:00 - 01/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
"Tudo é Leitura" será o tema da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Na manhã desta quinta-feira (1) ocorreu o lançamento oficial da 38° Feira do Livro de Caxias do Sul. Esta edição terá o tema “Tudo é Leitura” e ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro na Praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul.

A patrona deste ano, a publicitária, jornalista e escritora Maya Falks destacou a importância deste tema.

“Tudo é leitura é um tema que quando eu fiquei sabendo bateu o coração mais forte porque é uma coisa que eu acredito muito sempre quando me pedem o que que me inspira, eu sempre respondo tudo, tudo me inspira, o movimento de uma folha pode gerar uma crônica, inclusive já gerou, então o mundo é uma leitura, a gente está lendo coisas o tempo todo, mesmo que não seja em palavras e isso é o que traz a inspiração aos artistas, e isso traz novas ideias para as pessoas que nunca pensaram que poderiam ter ideias, porque todo mundo é criativo em algum grau, então a gente lê o mundo o tempo todo.”

Ainda ela comenta sobre a geração de economia. Segundo ela não só as pessoas que vão ser contratadas, os ambulantes, o comércio uma série de setores recebem benefício pela presença da feira na praça. Na visão de Maya, além de Cultura, o evento também auxilia nesse giro da economia e pode ser um diferencial para a população.

A secretária de Cultura, Aline Zilli, também comentou sobre a economia e a expectativa de bons negócios que podem ocorrer durante a 38º edição.

“Os nossos livreiros vem de uma pandemia, precisando assim como todos os artistas e comerciantes que foram impactados das diversas formas. Então a expectativa é que a gente tenha um aumento de vendas de livros, em relação ao ano passado, e também a expectativa de bons negócios que vem movimentando os artistas, as contratações nas diversas possibilidades da nossa feira”

Aline comentou que nos 17 dias de Feira do Livro serão mais de 130 atrações, em diversas formas de manifestações. Todas elas, inclusive o show nacional da Família Lima, serão gratuitas. A distribuição dos espaços já foi definida, contudo a montagem dos estandes e palcos será nas últimas semanas de setembro, próximo a abertura.  A estrutura do local, que foi planejada por equipes da prefeitura, será mais aberta, priorizando a iluminação. O palco será em 45 graus  O chafariz ficará aberto e proporcionando a ventilação no local. (Feira do Livro 2022_LayoutFinal)

A Feira terá eventos na Praça e na Casa da Cultura, por isso nos finais de semana e 12 de outubro, feirado, a rua Dr. Montaury estará bloqueada para o tráfego de veículos.

A identidade visual da Feira do Livro 2022 foi desenvolvida de forma voluntária por alunos de design da UCS – Campus 8, dando enfoque a Praça Dante. A abertura oficial ocorre na sexta, dia 30, às 18h30 no Palco da Feira do Livro. A programação completa está disponível no site feiradolivrocaxias.com.

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Entrevista completa 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp