UCS

'Restart-Serra'; Fapergs aprova projeto para recuperar negócios inovadores pós-enchentes

O objetivo é apoiar empreendedores afetados pelas enchentes de 2024 na região da Serra, promovendo a retomada econômica por meio da inovação.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Rio Grande do Sul - A Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai executar o projeto Restart-Serra: Programa de Recuperação e Criação de Negócios Inovadores Pós-Enchentes, aprovado no edital da Fapergs, com coordenação de Fábio Verruck. O objetivo é apoiar empreendedores afetados pelas enchentes de 2024 na região da Serra, promovendo a retomada econômica por meio da inovação.

UCS e o Projeto Restart-Serra

O Restart-Serra é um dos 18 projetos selecionados pelo Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação, que vai distribuir R$ 20 milhões entre iniciativas de universidades e instituições de pesquisa em regiões duramente atingidas pelos eventos climáticos extremos. Os recursos vêm do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Além da UCS, também tiveram projetos aprovados: PUCRS, UFRGS, UFSM, UFPel, FURG, Unisinos, Univates, Feevale, Universidade Franciscana, La Salle, Instituto Federal Farroupilha, IFRS, IFSul, Fundação Liberato, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Fundação Meridional e Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul.

Reconstrução do Rio Grande do Sul

A ação integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governo estadual para reconstruir o RS com foco em resiliência, inovação e desenvolvimento sustentável.