CAXIAS DIGITAL

Protocolos eletrônicos para serviços municipais devem ser implantados até o fim de maio em Caxias do Sul

Demanda da comunidade direcionados às secretarias municipais, FAS, Samae e Ipam, terão protocolos centralizados e digitalizados para fácil acesso

Prefeito Adiló assina contrato para implantação de protocolos eletrônicos. Foto: Ícaro de Campos/Divulgação.
Prefeito Adiló assina contrato para implantação de protocolos eletrônicos. Foto: Ícaro de Campos/Divulgação.

Com os protocolos eletrônicos será possível encaminhar e acompanhar o andamento de processos da Prefeitura, como pedidos direcionados às secretarias municipais, totalmente por meio digital. Isso porque o novo sistema de atendimento ao cidadão e de gerenciamento de processos do Município de Caxias do Sul será implantado até o final do mês de maio.

A medida, que visa centralizar tudo em uma única plataforma, foi firmada em contrato assinado pelo prefeito Adiló Didomenico com a empresa Sydle Sistemas Ltda., vencedora da licitação, nesta sexta-feira (16). Assim, a demanda de moradores, profissionais e empresários da cidade, direcionados às secretarias municipais, FAS, Samae e Ipam, estará centralizada.

Na primeira etapa poderão ser protocolados processos das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Urbanismo, Procon e Alô Caxias. No entanto, todos os órgãos da Administração Direta e Indireta serão integrados em outras etapas com vista na eficiência da Administração Pública Municipal.

Segundo o Prefeito Adiló Didomenico, é fundamental acompanhar os avanços tecnológicos, com vista na melhora de qualidade e eficiência dos processos administrativos, para facilitar a rotina das pessoas que acessam o serviço.

“O acesso digital vai mudar a realidade, vai projetar a administração. A gente não despreza o que nos serviu no passado, mas são tecnologias superadas. Temos a consciência de que não estamos administrando a prefeitura para nós, mas para o cidadão que precisa da prestação de serviços”, disse ele.

Ele também lembrou aos participantes da ação para adotar novos comportamentos.

“Mudar a parte de procedimentos, de tecnologia, é fácil. O maior desafio está em mudar a cultura e o hábito das pessoas”, destacou.

A secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos relembrou o trabalho iniciado ainda em 2021, ressaltando que a solução vai mudar a relação do serviço público com o cidadão, que ficará no centro do atendimento.

Os primeiros grupos de assuntos a serem implantados são de “Gestão ambiental”, “Gestão do planejamento territorial/uso e ocupação do solo” e “Desenvolvimento urbano/gestão urbanística”. Eles devem ser implantados até o fim de maio e estar aptos à utilização na ferramenta até o final de julho. Os demais grupos seguirão cronograma de implantação a ser divulgado.

Sobre a solução:

A solução é o principal pilar do projeto “Caxias Digital”, que possui foco na digitalização e deve facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. A plataforma é robusta e suportará o encaminhamento e gestão de mais de 100 mil processos administrativos e demandas de atendimento.

Permitirá a abertura, o encaminhamento, o controle de processos administrativos e demandas de atendimento dos cidadãos do município de Caxias do Sul. O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio cidadão acessando a plataforma.

Ela também contempla serviços acessórios como envio de e-mail e SMS. Há recursos para diversas formas de interação com o usuário externo (cidadão) e interno (servidor) como: devolução de processo para correção de informações, ciência de documentos, envio de documentos para assinatura, envio de notificações e autos de infração, entre outros.

A contratação compreende a implantação, a disponibilização de infraestrutura de hospedagem, o suporte técnico, a manutenção, a evolução e demais elementos necessários ao seu funcionamento.

O contrato tem validade de 5 anos, podendo ser prorrogado por até 15 anos. O valor é de R$ 15 milhões e conta, entre outras fontes, com recursos do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial – Conseplan e do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.