VIDEOCONSULTAS

Prefeitura de Caxias do Sul define vencedora da licitação para 30 mil consultas via telemedicina

Contrato de 12 meses tem o valor de R$ 2,24 milhões. Também serão realizadas videoconsultas em seis especialidades médicas

Prova de Conceito ocorreu no dia 10 de janeiro
Prova de Conceito ocorreu no dia 10 de janeiro | Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação

A Central de Licitações (Cenlic) homologou a empresa vencedora do pregão eletrônico para o serviço de telemedicina da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O ato foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta terça-feira (28).

A empresa NXT Telessaúde Ltda, de Recife/PE foi homologada como vencedora do certame, que teve 15 concorrentes. O ato ocorreu após aprovação na prova de conceito (demonstração do serviço) realizada no dia 10 de janeiro.

A demonstração simulou desde a marcação de consulta por telefone à realização de atendimento médico por videochamada. O procedimento foi acompanhado pela equipe técnica da SMS e pelo secretário Geraldo da Rocha Freitas Junior.

Conforme o diretor da Cenlic, Leonardo Correa, o processo segue agora para a Secretaria de Saúde para os procedimentos de contratação da empresa. A direção da pasta ainda vai definir o início de execução do serviço.

Contrato

Além de consultas de Clínica Geral, os atendimentos por videochamada também serão realizados nas especialidades de Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Psicoterapia e Neurologia. As áreas foram definidas conforme a demanda da rede pública municipal.

O valor do contrato é de R$ 2.246.580,00 para a realização de 30.000 teleconsultas. Conforme o edital, a contratação será de 12 meses, contados da data de publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), prorrogável por até cinco anos.

Próximos passos

Com a homologação, a SMS inicia o processo de implantação do serviço, por meio da elaboração dos fluxos de atendimento, testes necessários e a divulgação para a população, para o posterior início da execução da modalidade. A administração municipal decidiu adotar a telemedicina como uma estratégia para ampliar o número de consultas médicas. Entretanto, destaca que a tecnologia não descarta o atendimento presencial da população nos casos específicos.

“Com a telemedicina vamos avançar no uso de tecnologia para ofertar mais possibilidades de atendimento à nossa população, sem deixar de lado o cuidado integral e humanizado”, ressalta Geraldo da Rocha Freitas Junior.