Tecnologia

Instituto Federal do Rio Grande do Sul ganha sua primeira patente de projeto interno

Instituto Federal do Rio Grande do Sul ganha sua primeira patente de projeto interno

Na última terça-feira (28), o Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, recebeu a carta de patente da Cadeira de Rodas com Sistema Rotular Bilateral de Dobramento da Estrutura Frontal. Esse é o primeiro projeto do IFRS que conquistou a patente.

A invenção é fruto de pesquisa aplicada do professor Juliano Cantarelli Toniolo em parceria do empresário Fábio Leandro de Lima da Metalúrgica Lima e Mover Acessibilidade. Agora com a patente, tanto o IFRS como a empresa se tornam proprietários do modelo de utilidade com garantia de direitos do projeto.

O professor comentou sobre o futuro dos projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.

“Percebo, como servidor, que trabalhar na linha voltada à pesquisa aplicada em cooperação com o setor produtivo é o caminho mais certo a ser seguido pelos Institutos Federais. Minha visão é que o depósito de novas patentes deverá ser, cada vez mais, estimulado e garantido como política pública”, comenta Cantarelli.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) dispõem de uma Política de Inovação, aprovada no Conselho Superior do IFRS, que prevê contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento com instituições públicas ou privadas. A instituição e o titular poderão ter ganhos devido aos direitos da patente. Os valores, regimentalmente por parte do IFRS, serão investidos em iniciativas de pesquisa científica, tecnológicas e inovação.

Interessados em relação ao licenciamento e transferência de tecnologia, podem entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRS, pelo e-mail [email protected].