Na última terça-feira (28), o Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, recebeu a carta de patente da Cadeira de Rodas com Sistema Rotular Bilateral de Dobramento da Estrutura Frontal. Esse é o primeiro projeto do IFRS que conquistou a patente.
A invenção é fruto de pesquisa aplicada do professor Juliano Cantarelli Toniolo em parceria do empresário Fábio Leandro de Lima da Metalúrgica Lima e Mover Acessibilidade. Agora com a patente, tanto o IFRS como a empresa se tornam proprietários do modelo de utilidade com garantia de direitos do projeto.
O professor comentou sobre o futuro dos projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
“Percebo, como servidor, que trabalhar na linha voltada à pesquisa aplicada em cooperação com o setor produtivo é o caminho mais certo a ser seguido pelos Institutos Federais. Minha visão é que o depósito de novas patentes deverá ser, cada vez mais, estimulado e garantido como política pública”, comenta Cantarelli.
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) dispõem de uma Política de Inovação, aprovada no Conselho Superior do IFRS, que prevê contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento com instituições públicas ou privadas. A instituição e o titular poderão ter ganhos devido aos direitos da patente. Os valores, regimentalmente por parte do IFRS, serão investidos em iniciativas de pesquisa científica, tecnológicas e inovação.
Interessados em relação ao licenciamento e transferência de tecnologia, podem entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRS, pelo e-mail [email protected].