
O Centro Tecnológico Randon, de Caxias do Sul, foi um dos vencedores da etapa Sul do Prêmio Finep de Inovação, a mais importante premiação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio ocorreu na última quinta-feira (23) em Florianópolis, durante cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
A empresa caxiense venceu na categoria “Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade” com o “Projeto Olimpo”. A iniciativa consiste na ampliação da infraestrutura do centro tecnológico para acelerar a validação de veículos, integrando durabilidade virtual e experimental com emissão zero de carbono. A iniciativa agora segue para disputar a premiação nacional no Palácio do Planalto, no final do ano.
O projeto fortalece a indústria nacional ao incorporar testes de segurança passiva inéditos no Brasil. Inclui ainda uma plataforma para ADAS (sistemas de assistência ao condutor), que valida funções como frenagem autônoma, detecção de pedestres e permanência em faixa.
O Rio Grande do Sul foi o estado mais premiado na etapa Sul, com cinco projetos vencedores no total. Também foram reconhecidos três do Paraná e um de Santa Catarina. O Prêmio Finep retorna após uma década sem ser realizado, reunindo cerca de 3 mil projetos financiados pela Finep em 2023 e 2024 em todo o país.
Cerimônia de premiação
Durante o evento, o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, destacou o peso da região Sul nos investimentos. “De 2023 a 2025, foram contratados nesta região quase R$ 15 bilhões. Temos 1.979 projetos na região Sul”, afirmou, ressaltando o papel estratégico da Finep como principal agência de fomento à inovação do país.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, parabenizou os vencedores por vídeo, destacando que o prêmio dialoga com os eixos do Programa Nova Indústria Brasil. Ela foi representada no evento por Andrea Latgé, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI.