Nesta segunda-feira (12.07), o Sindilojas Caxias recebeu os representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul para a primeira rodada de negociação salarial 2021/2022. Na reunião, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, representante legal dos empresários do comércio varejista, argumentou sobre a pauta patronal ao sindicato laboral para os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.
Na Campanha Salarial 2021, o Sindilojas Caxias propõe a garantia da manutenção das cláusulas sociais atuais e busca uma negociação tendo como base 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou em 9,22% no acumulado na data base de julho. No documento proposto pelo Sindilojas Caxias, estão a proposta de abertura do comércio em todos os feriados e datas comemorativas com ampliação da jornada de trabalho e a criação de um núcleo para a solução de conflitos trabalhistas como principais temas da proposta.
A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, disse que negociação da Campanha Salarial 2021 está somente iniciando e as próximas rodadas podem ser decisivas para o comércio varejista: “A nossa pauta contempla itens que beneficiam o comércio, levando em consideração o cenário econômico em que o varejo está inserido com foco na preservação dos postos de trabalho e na ampliação do potencial de compra do consumidor diante do cenário pandêmico”, disse.
Nessa primeira rodada não houve consenso sobre as pautas apresentadas. A próxima reunião está agendada para o dia 19 de julho.