
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e região (Simecs) anunciou, na manhã desta segunda-feira (27), em Caxias do Sul, os agraciados da 31ª edição do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera. A premiação reconhece liderançass e projetos que contribuem para o desenvolvimento da indústria regional e será entregue no dia 28 de novembro, durante jantar na Villa Basilico.
Neste ano, os homenageados são Delmar Rugeri, da Rugeri Mec-Rul; Isabel Cristina de Almeida Rizzo, da Galvânica Guarany; e Márcio Slomp, da Comlink Equipamentos Eletrônicos.
Também serão concedidos reconhecimentos nas categorias Projeto Inovador, aos engenheiros Andreus e Willian Teles Paz, da CarbonTech tecnologia e Indústria de Máquinas, e Jovem Empreendedor, a Andrigo Perini, da Perini Soluções Industrias.
Homenageados do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera
Entre os agraciados, as trajetórias são de inspiração. Isabel Rizzo ressaltou a emoção de representar as mulheres do setor metalmecânico e lembrou os desafios enfrentados no início da carreira, quando precisou afirmar sua presença em um ambiente predominantemente masculino.
“Foi um momento muito especial quando o pessoal esteve lá na empresa nos informando a esse respeito. É uma valorização de um trabalho onde estou há mais de 20 anos. Eu precisei trabalhar duro, mostrar o meu conhecimento técnico, a amplitude do nosso processo, da nossa empresa, a qualidade dos produtos que nós estávamos oferecendo para afirmar a minha imagem feminina perante esse mercado tão masculino.”, disse

Já Márcio Slomp destacou a alegria de representar os empresários caxienses e defendeu o potencial de Caxias do Sul para expandir sua força industrial também na área de eletroeletrônica. Segundo ele, a cidade tem condições de se tornar um polo tecnológico de referência, impulsionado pelo espírito empreendedor e pelas parcerias entre os setores.
Nós tem um grande potencial através das pessoas que temos aqui, das empresas que tem aqui, desse empreendedorismo que é muito presente na nossa cidade e eu acredito que a gente tem que ter fé que isso é possível, procurar investir contra todas as dificuldades e de alguma maneira fazer com que Caxias se torne também um polo eletroeletrônico como já é na parte metalmecânica, software e tantos outros”, afirma ele

Com emoção, Delmar Rugeri afirmou que o reconhecimento é resultado de décadas de trabalho e dedicação no setor agrícola e metalúrgico. Ele dividiu a homenagem com os funcionários da Rugeri Mec-Rul, que completará 70 anos em 2026, e destacou que o prêmio serve como incentivo para seguir investindo e acreditando na força da indústria nacional.
“É muito emocionante receber essa homenagem. Esse reconhecimento mostra o esforço que estamos fazendo e motiva a continuar. Divido essa conquista com meus 80 funcionários e reconhecer que sem eles a empresa não estaria aqui recebendo o prêmio”, salientou

Premiação Projeto Inovador e Jovem Empreendedor
Os vencedores do Projeto Inovador, Andreus e Willian Teles Paz, da CarbonTech, celebraram a conquista:
“Nós somos uma empresa jovem, mas que sempre buscou inovação. Receber esse prêmio mostra que estamos no caminho certo para buscarmos novas oportunidades no futuro”, destacaram
Eles comentaram ainda sobre os desafios enfrentados no início da empresa, quando a tecnologia desenvolvida por eles nem sempre era aceita pelo mercado, e destacaram que a persistência e o foco nos clientes foram determinantes para o reconhecimento atual.

O prêmio de Jovem Empreendedor foi entregue a Andrigo Perini, da Perini Soluções Industriais, que afirmou:
“Receber hoje o Mérito Jovem Empreendedor é um orgulho grande, porque apesar de uma empresa muito jovem, hoje a empresa se consolida no mercado como fornecedor de peças. No início, enfrentamos grandes dificuldades financeiras. Graças a Deus e ao trabalho, tudo deu certo”
Ele acrescentou que a empresa está em expansão, com espaço dobrado e novos processos para oferecer produtos ainda mais completos aos clientes.

Sobre o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera
Promovido pelo Simecs desde 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera homenageia empreendedores que contribuem para o desenvolvimento econômico e social da região. O prêmio leva o nome de Luigia Carolina Zanrosso Eberle, a “Gigia Bandera”, considerada uma das pioneiras da indústria caxiense.