Diversos setores econômicos serão seriamente afetados por conta das restrições de atividades econômicas impostas nas últimas semanas. O objetivo das restrições era frear a propagação do novo coronavírus e evitar uma catástrofe sanitária. No entanto, no atual cenário, uma crise econômica também parece ser inevitável. Com orientações de isolamento social, o setor do turismo da Serra Gaúcha, será inevitavelmente um dos mais afetados por conta da pandemia e Garibaldi sentirá na pele a baixa movimentação de visitantes.
O Vale dos Vinhedos, região que tem um forte apelo turístico e vinha crescendo exponencialmente nos últimos anos, registra uma movimentação praticamente nula nas últimas semanas. De acordo com o Secretário do Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi, a rede hoteleira regional, utilizada como termômetro para medir a movimentação de visitantes, hoje enfrenta uma amarga situação: diversos estabelecimentos precisaram paralisar suas atividades, suspender contratos e até demitir funcionários. “O turismo foi o primeiro a ser atingido, infelizmente. Pelo prognóstico e pelo que nós sabemos, vai ser o último a sair desta crise.”
Confira a manifestação do Secretário do Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi, clicando abaixo:
Na última quinta-feira (9), o Hotel Dall’Onder Axten, próximo ao Shopping Iguatemi em Caxias do Sul, encerrou suas atividades. Conforme o diretor superintendente da rede hoteleira, Tarcisio Michelon, não houve outra saída em meio à pandemia de Coronavírus que afeta todo o país. Ainda, os hotéis Vittoria, em Bento, e Ski, em Garibaldi, também pertencentes ao grupo, estão com as operações temporariamente paralisadas, prevendo uma volta assim que o mercado de hotelaria voltar a aquecer.
Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação