MORADIA

Secretaria apresenta proposta de nova modalidade de programa habitacional em Caxias do Sul

Minha Casa, Minha Vida – Entidades permite a atuação de associações e cooperativas na produção habitacional para famílias de baixa renda

Foto: Diego Silva
Foto: Diego Silva

A Secretaria da Habitação promoveu uma reunião com representantes de diversos sindicatos de Caxias do Sul. O encontro, na segunda-feira (7), teve como objetivo apresentar uma proposta da pasta para viabilizar o acesso à moradia digna para trabalhadores de diferentes categorias profissionais.

A proposta envolve a articulação de um programa habitacional voltado aos trabalhadores, com financiamento por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida – Entidades, que possibilita a atuação de associações e cooperativas na produção habitacional para famílias de baixa renda.

Durante a reunião, o Secretário da Habitação, José Abreu, destacou a importância da união entre o poder público e as entidades sindicais na construção de soluções concretas para o déficit habitacional da cidade.

“Acreditamos que a mobilização dos sindicatos pode ser determinante para garantir que os trabalhadores tenham acesso à casa própria, por meio de um modelo coletivo, participativo e financiado pelo governo federal”, comentou.

As entidades sindicais demonstraram interesse e se comprometeram a mobilizar suas bases para dar continuidade às tratativas. A Secretaria dará os próximos passos junto às entidades que tenham interesse em formalizar associações para pleitear recursos federais através do Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

Próximos passos

A Secretaria também fará contato com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) com o objetivo de somar esforços e ampliar o alcance da iniciativa.