A quinta edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura e Fruticultura vai iniciar em 45 dias. Será de seis a oito de dezembro no lugar habitual: o terreno compreendido entre a Sociedade 8 da Graciema e Hotel Vila Michelon, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves.
O lançamento do evento ocorreu na tarde de terça-feira no Salão Nobre da Prefeitura, diante de uma plateia formada por autoridades e representantes de boa parte das mais de 20 entidades apoiadoras, muitas delas órgão técnicos e governamentais ligados aos setores alvo da feira.
A promoção é do Sindicato Rural da Serra Gaúcha e foi em nome dela que o presidente Elson Schneider anunciou já haver mais de 100 expositores confirmados. São fornecedores de suprimentos e tecnologias voltados ao fruticultor e viticultor. São esperadas delegações de inúmeros municípios do estado para participarem dos seminários técnicos que sempre enriquecem o evento. A Emater , segundo anunciou a gerente regional Sandra Dal Mina, vai ahjudar na organização das excursões que serão custeadas por patrocinadores da feira como o Sicredi ou a Tecnovin/Suvalan, entre outros.
Outra marca do encontro é a realização de uma audiência pública com autoridades dos governos estadual e federal. Neste encontro pautas importantes do agro são debatidas. Entre elas o estímulo à permanência dos jovens no meio rural e as inúmeras exigências ao produtor com burocracia e penalidades crescentes. Em sua manifestação Schneider destacou um tema sempre presente em relação ao Vale dos Vinhedos “ ninguém vai preservar melhor o mais importante bem do nosso Vale, as parreiras, do que o agricultor. Queremos a preservação, mas também é preciso facilitar a retirada de capoeira, para que se mantenha uma propriedade rentável”, destacou Schneider (foto ao lado)
Autoridades presentes ao lançamento, entre elas o secretário municipal de agricultura, Volnei Pértile e o prefeito Diogo Siqueira, lembraram também da evolução da tecnologia e da presença de expositores internacionais com estas tecnologias colocadas à disposição dos visitantes.
A feira tem acesso gratuito ao público e são esperados pelo menos dez mil visitantes nos três dias de realização, que também conta com o apoio do Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul.