Na última sexta-feira (17/10), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizou uma visita técnica à Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. O encontro abordou monitoramento do clima e sistemas de alerta para a viticultura. A atividade fez parte do 23º Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, em Porto Alegre, de 14 a 16 de outubro.
Prevista para a estação experimental da Aurora em Pinto Bandeira, a visita foi transferida para o auditório devido à chuva. A pesquisadora Loana Cardoso apresentou boletins agrometeorológicos produzidos pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi) e a plataforma de alertas Simagro-RS.
“O boletim Copaaergs orienta sobre as principais culturas do estado, incluindo a viticultura, considerando prognósticos trimestrais de neutralidade, La Niña ou El Niño”, disse Loana.
Ela destacou que práticas como plantas de cobertura protegem o solo e retêm umidade em períodos de seca. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) tem um papel fundamental no monitoramento.
Clima x Viticultura
O engenheiro agrônomo da Aurora, Jonas Panisson, reforçou a importância do clima para a viticultura.
“Na escala de 1 a 10, o clima vale 10. Ele, junto ao solo e ao manejo humano, define a qualidade das safras”, afirmou.
Os boletins estão em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. Os dados das estações e alertas do Simagro-RS podem ser acessados em www.simagro.rs.gov.br.