IRRIGA+

Últimos dias para inscrição de projetos de irrigação e reserva de água ao Governo do RS

O prazo para execução das propostas é de 12 meses após a aprovação pela Seapi

Sistema de gotejamento/microaspersão é uma das opções disponíveis no edital aberto. Foto: Reprodução Freepik.
Sistema de gotejamento/microaspersão é uma das opções disponíveis no edital aberto. Foto: Reprodução Freepik.

Projetos de irrigação e reserva de água podem receber até R$ 100 mil por beneficiário para execução, o equivalente a 20% de subvenção. Para isso, é preciso ser aprovado no edital da segunda etapa do Programa Irriga+, do Governo do Estado. As incrições estão abertas até a próxima terça-feira, dia 29.

Os recursos podem ser aplicados em projetos financiados por instituições bancárias ou com recursos próprios. O prazo para execução das propostas é de 12 meses após a aprovação pela Seapi.

Objetivo do Programa Irriga+

Conforme o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, o objetivo da iniciativa é garantir a segurança das produções de diferentes culturas por meio de um sistema de irrigação amplo e funcional nas propriedades rurais.

“Este é um programa fundamental para aumentar a segurança da produtividade no campo e ampliar a área irrigada no Estado, fomentando novos sistemas de irrigação para diferentes culturas e tamanhos de propriedade. Faço este chamado para lembrar aos produtores que ainda há tempo para enviarem suas propostas. Nossas equipes técnicas estão preparadas para analisar cada uma delas”, afirma.

Resultados e Potencial do Programa

Até o momento, o Irriga+ já recebeu 1.121 projetos, totalizando uma área irrigada superior a 17 mil hectares, distribuída por todas as regiões do Estado. O programa conta com um potencial de subvenção de R$ 45 milhões por parte do governo estadual.

Fonte: Ascom Seapi