O 2º Dia de Campo da Embrapa Uva e Vinho começou nesta terça-feira (4) em Bento Gonçalves e segue até quinta-feira (6), das 13h30 às 17h. O evento, que integra as comemorações pelos 50 anos da instituição e o calendário do Programa Recupera Rural RS, tem inscrição gratuita e apresenta tecnologias e inovações para a vitivinicultura.
A programação do evento inclui a palestra “Vinhos BRS: oportunidade em cenário de mudanças climáticas e ameaças fitossanitárias”, ministrada pelo pesquisador Marcos Botton. Ele destacará as cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil. Os participantes também poderão degustar os vinhos e sucos das variedades BRS Lorena, BRS Carmem e BRS Bibiana na estação coordenada pelo analista João Carlos Taffarel.
Outra inovação apresentada será a Lira Modulável, um novo sistema de condução para videiras desenvolvido com apoio do CNPq e do Consevitis-RS. O pesquisador Giuliano Elias Pereira explicará como o método pode aumentar a produtividade dos vinhedos em relação à espaldeira tradicional.
A terceira estação do evento abordará o “Manejo de plantas de cobertura para proteção do solo e garantia de parreirais mais saudáveis e produtivos”, com o pesquisador George Wellington de Mello.
O evento também conta com um espaço para parceiros e licenciados da Embrapa, como a Jahde Tecnologia, que exibirá o Sistema Crops para controle do míldio da videira; a Vinícola Chesini, que apresentará o vinho Lorena Ativa; e a APASSUL, responsável pela certificação de viveiristas credenciados para comercialização de mudas de uvas BRS.
Serviço:
2º Dia de Campo da Embrapa Uva e Vinho
Datas: 4, 5 e 6 de fevereiro de 2025
Horário: 13h30 às 17h
Local: Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves (RS)
Inscrições: www.embrapa.br/uva-e-vinho/dcinstitucional
Dúvidas e informações: [email protected] ou WhatsApp (54) 3455-8082.