ATENDIMENTO MENOR

Reestruturação transforma inspetoria de São Marcos em escritório de defesa agropecuária

Diferentemente das inspetorias, os escritórios não têm a presença permanente de um veterinário coordenador

Rebanho
Foto: Luiz Chaves/Divulgação

São Marcos - A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) anunciou uma ampla reestruturação no serviço de defesa e vigilância sanitária animal do Estado. A mudança, oficializada pela Instrução Normativa nº 09/2025, altera a configuração de diversas unidades regionais, entre elas, a de São Marcos, que deixa de ser Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) e passa a funcionar como Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).

Com a alteração, São Marcos continua prestando os mesmos serviços administrativos e de atendimento ao público, mas a unidade passará a contar com acompanhamento periódico de um médico veterinário do serviço oficial, conforme cronograma definido pela Seapi. Diferentemente das inspetorias, os escritórios não têm a presença permanente de um veterinário coordenador.

Modernização

A mudança faz parte de um processo de modernização administrativa baseado em auditorias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do programa QUALI-SV, que avaliou a estrutura e o funcionamento do Departamento de Defesa e Vigilância Sanitária Animal (DDA/Seapi).

De acordo com a secretaria, a reorganização também considerou o cenário atual de recursos humanos, com aposentadorias recentes e previstas de servidores e a dificuldade de reposição de cargos por meio de concursos públicos.

Impacto

Além de São Marcos, outras unidades como Aceguá, Candiota, Machadinho, Planalto, Barra do Guarita e Entre-Ijuís também foram transformadas em escritórios. Já municípios como Anta Gorda, Alpestre, Novo Hamburgo e Triunfo passaram a ter o status de inspetoria.

Garantia

Segundo a Seapi, a reestruturação busca garantir a continuidade e a eficiência dos serviços de defesa sanitária animal, fundamentais para a prevenção de doenças e o fortalecimento da agropecuária gaúcha.