Para recuperar a agricultura familiar e reerguer o Rio Grande do Sul após a catástrofe que o atingiu em 2024, o Governo do Estado, em parceria com a Emater/RS-Ascar, implantou o programa “Operação Terra Forte” instituído pela Lei nº 16.308/2025, que visa a recuperação socioprodutiva, ambiental e incremento da resiliência climática.
O programa, que vai destinar R$ 30 mil aos contemplados, é pensado para agricultores familiares, incluindo indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária, bem como pecuaristas familiares que atendam aos requisitos obrigatórios de enquadramento.
No município de Farroupilha, 58 munícipes serão beneficiados após uma rigorosa seleção conduzida pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável. Mas para iniciar o processo, os interessados devem realizar as inscrições até o dia 17 de outubro, de forma presencial, no escritório municipal da Emater, localizado na Praça da Bandeira, na rua Coronel Pena de Moraes, 550.
Os requisitos obrigatórios a serem apresentados pelo candidato para solicitar a inscrição são: documento de identificação (RG e CPF e/ou CNH); Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF ativo ou; Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP ativa ou; Declaração de Pecuarista Familiar – DPF assinada.
A listagem dos inscritos habilitados com as respectivas informações será levada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para avaliação e seleção dos beneficiários em reunião do Conselho, em prazo aproximado de 15 dias após o encerramento das inscrições.
Em Farroupilha, existe a possibilidade de agendamento via WhatsApp, pelo número (54) 9 9949-6048. Com isso, os produtores podem tentar encaixar o atendimento nos dias que eles vem para a cidade.
Para saber mais sobre o programa “Operação Terra Forte”, clique neste link.