
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (SMAPA) concluiu o balanço da edição 2025 do Programa de Incentivo ao Uso de Serviços de Máquinas Pesadas em Propriedades Rurais. Conforme a pasta, foram executadas cerca de 5,7 mil horas de serviços em 306 propriedades rurais ao longo do ano. Para a próxima edição, as inscrições serão realizadas a partir de fevereiro de 2026, quando os agricultores interessados deverão entrar em contato com a SMAPA pelo telefone (54) 3290-3800.
O Programa tem como objetivo fortalecer a infraestrutura das áreas rurais por meio do subsídio à contratação de serviços de máquinas. Os serviços foram prestados por 24 empresas credenciadas e envolveram o uso de tratores de esteira, escavadeiras hidráulicas e miniescavadeiras.
O programa permite que cada agricultor utilize até 20 horas de serviços, com subsídio de 50% pelo município. Para agricultores orgânicos e agroindústrias, o subsídio sobe para 70%. Já para obras de construção de aviários e pocilgas, é possível contratar até 100 horas, também com subsídio de 70%.
A iniciativa busca melhorar as condições de cultivo e a infraestrutura produtiva, contemplando atividades como renovação de pomares, construção e limpeza de açudes, reparos de estradas internas, terraplanagens, nivelamento de áreas de cultivo e outras obras essenciais ao desenvolvimento rural.
Ano após ano, os resultados são positivos.
“O programa tem desempenhado papel fundamental no aumento da produtividade das propriedades”, afirma o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.
Os serviços recebem acompanhamento por parte dos técnicos da Secretaria.
“Além de incentivar novos investimentos na produção, o incremento na atividade agrícola melhora a qualidade de vida no campo”, observa o engenheiro agrônomo da SMAPA, Dalcionei Pazzin.