Nas últimas semanas, acidentes com máquinas agrícolas foram registrados na região. Apenas nos últimos 15 dias, duas pessoas morreram por conta deste tipo de caso em Bento Gonçalves. Já na comunidade de Vila Rica, interior de Farroupilha, há cerca de uma semana outro fato ocorreu.
Com o intuito de passar orientações aos agricultores, a reportagem do Portal Leouve procurou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), Márcio Ferrari. Ele ressaltou que com o clima mais chuvoso dos últimos dias, a utilização das máquinas tem aumentado, e junto com isso, os perigos.
“Queremos alertar a todos operadores de máquinas, tratores, buggy de pulverização e outros implementos, para que façam sempre as manutenções preventivas, principalmente de freio, embreagem, toda a questão mecânica do trator para não ter surpresas”, afirma ele.
Outra questão abordada por Ferrari é quanto aos chamados patamares, que são degraus formados pelo terraceamento, técnica que cria terraços em declives acentuados para permitir o cultivo em terrenos inclinados. Com o excesso de chuva, a parte externa pode ficar instável e o solo ceder apenas com o peso da máquina. A presença de pedras também pode causar problemas aos agricultores.
“Acima de tudo, é importante que todos os operadores de máquina não sejam confiantes no terreno, na sua experiência, porque o terreno pode mudar de um dia para outro. Muitas vezes o excesso de confiança pode causar um acidente grave”, salientou Márcio Ferrari.
As duas vítimas dos acidentes ocorridos em Bento Gonçalves foram Homero Luiz Marquez, no dia 17 de setembro, e nesta quinta (2), Pedro Paulo Tiz. Os dois tinham 60 anos.