
A Prefeitura de Caxias do Sul realizou uma audiência pública, na segunda-feira (27), para apresentar o projeto do Parque Rural no distrito de Vila Seca. O evento, realizado no Auditório do Centro Administrativo, contou com a presença de representantes do poder público, incluindo o presidente da Comissão de Instalação do Parque Rural, Ricardo Daneluz Neto, e secretários municipais.
Com a aprovação do projeto na audiência, o Executivo vai encaminhar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Complementar para criar a Zona Específica Parque Rural (ZEPR). A medida visa adequar a área, atualmente em zona rural, permitindo a implantação de um complexo dedicado ao lazer, cultura, educação ambiental, turismo rural e atividades comunitárias.

A criação da ZEPR vai assegurar a execução adequada das obras e serviços previstos, proporcionando maior segurança jurídica. Isso facilita os procedimentos de licenciamento ambiental, aprovação de projetos e implantação da infraestrutura necessária para o parque.
A zona específica permitirá atividades compatíveis com a finalidade do equipamento, como equipamentos públicos de lazer, cultura e esporte; feiras e eventos comunitários; instalações agroecológicas e educativas; trilhas ecológicas; e áreas de educação ambiental e contemplação.
“Esse é um dos últimos passos para que a gente possa começar as obras. Após a aprovação pela Câmara, teremos condições de obter o licenciamento ambiental e licitar a primeira etapa, que é a implantação da cancha de laço e de provas”, disse Ricardo Daneluz Neto.
O Parque Rural contará com núcleos esportivo, comercial, animal, de lazer, hospedagem, educacional e de apoio, além de infraestrutura completa de água, luz, drenagem e esgoto. O projeto, desenvolvido pela SEPLAN, tem recurso de R$ 1,3 milhão de emenda da deputada federal Denise Pessôa.
O empreendimento ocupará um terreno de quase 62 hectares na Estrada Municipal Anathalia Gazzana Marchesi, em Vila Seca, a dois quilômetros da Rota do Sol. A área foi adquirida pela Prefeitura por R$ 3,1 milhões, e a terraplanagem será realizada pela Secretaria Municipal de Obras.