PRAZO

Criadores gaúchos têm até 30 de junho para fazer a Declaração Anual de Rebanho

Serviço contempla todos os produtores rurais que possuem animais; quem não fizer fica sujeito a penalidades como advertência e multa

Rebanho
Foto: Luiz-Chaves

Começou no último dia 1º de abril e vai até 30 de junho o prazo para a Declaração Anual de Rebanho referente ao ano de 2025. Todos os produtores rurais que possuem animais devem fazer a Declaração. Em Caxias do Sul, o serviço está disponível na sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária/ IDA (próximo ao Parque dos Macaquinhos) ou nos postos de atendimento das subprefeituras de Criúva, Vila Seca e Vila Oliva.

A coordenadora da IDA, médica veterinária Luíza Virgínia Caon, lembra que a obrigatoriedade se estende também aos cavaleiros.

“Este é um segmento muito expressivo na região de Caxias do Sul, onde existem cerca de quatro mil equídeos, que são os animais como cavalos, mulas, etc”, explica ela.

Vale lembrar que o criador que não fizer a Declaração fica sujeito a penalidades como advertência e multa. A expectativa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) é de que sejam entregues 361 mil declarações em todo o estado.

A Declaração também pode ser feita pela Internet. Basta acessar o portal Produtor Online pelo site https://www.agricultura.rs.gov.br).