Uma nova horta comunitária será implantada na Zona Norte de Caxias do Sul. Isso porque a área de 12 mil metros quadrados, próximo à EMEF Ruben Bento Alves, no Loteamento Vila Ipê (região do Santa Fé), está habilitada para receber recursos de um programa estadual para a iniciativa. O espaço é vizinho à Horta Colina do Sol, inaugurada em 2006 e que desde então beneficia dezenas de famílias.
Conforme informações obtidas por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade, o terreno foi vistoriado na semana passada pelo gestor Diego Adam, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pelos programas deste segmento, juntamente com o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto, técnicos da pasta, presidente da Amob Vila Ipê, Zita Girardi, e pelo coordenador de Relações Comunitárias da prefeitura, José Dambros. Acompanhou a visita o diretor de Ações Integradas da SDR, Alexandre Scheifler.
Nova Horta Comunitária em Caxias do Sul
Neste sentido, o grupo avaliou que o espaço atende aos requisitos de programa da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), que disponibiliza recursos para hortas comunitárias visando reduzir índices de violência e melhorar os indicadores em áreas vulneráveis. Segundo Scheifler, os projetos podem chegar ao valor de até R$ 100 mil. A partir de agora, o projeto final será elaborado com colaboração da SDR, Prefeitura e Emater.
Conforme a SDR, o objetivo é que os recursos possam ser aplicados na implantação de nova horta comunitária que atenda 70 famílias, podendo ser ampliada no futuro. Atualmente existem pequenos cultivos no local, como batata doce, aipim e plantas medicinais. Porém, de acordo com o secretário Rudimar Menegotto, a ideia é estruturar o espaço criando uma horta modelo que seja referência para a região, com cercamento e sistema de irrigação, por exemplo.
Expansão das Hortas Comunitárias
Além da Horta Comunitária Colina do Sol, no Vila Ipê, a SMAPA também coordena a Horta Comunitária do bairro Belo Horizonte, do Fátima e do Loteamento Campos da Serra.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SMAPA