
O Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, está cobrando agilidade da Secretaria Estadual da Agricultura (SEAPI) em relação à instalação do sistema atingranizo na Serra Gaúcha. Caxias do Sul teve 100 propriedades rurais atingidas com forte chuva de granizo na madrugada da última sexta-feira (28), causando prejuízos estimados em R$ 6,5 milhões. Adiló esteve em algumas propriedades acompanhado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.
“Nós, já há um ano e meio, estamos batalhando com o projeto antigranizo e agora nós vamos cobrar muito forte da Secretaria responsável para que a gente possa avançar esse projeto. Não é possível, não dá mais para ficar aguardando. É um projeto já comprovado com os seus resultados positivos em outro estado e nós precisamos adotar isso, só pena de desestimular as pessoas e permanecer na propriedade rural”, disse o Prefeito ao conferir os estragos nas plantações de frutas, principalmente uva e ameixa.
A SMAPA é uma das principais articuladoras para a instalação do sistema antigranizo na Serra e região dos Campos de Cima da Serra. O último encontro sobre o assunto ocorreu em 12 de novembro na Casa Civil, em Porto Alegre, reunindo prefeitos, representantes de entidades e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), com o objetivo de definir os próximos passos na implantação e no acompanhamento do sistema, que deve beneficiar os produtores rurais de Caxias do Sul e região. Dezessete municípios já demonstraram interesse no sistema.
Os recursos para a instalação devem ser provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), enquanto a manutenção ficará sob responsabilidade dos municípios. Os investimentos devem ser em torno de R$ 15 milhões.