O azeite de oliva extravirgem Terroir Serrano, produzido pelo Olivas de Gramado, voltou a brilhar no cenário internacional. Desta vez, conquistou medalha de ouro no TerraOlivo 2025 – Concurso Mundial de Azeites de Oliva do Mediterrâneo, realizado em Israel. O evento é um dos mais respeitados do setor e faz parte do EVOO World Ranking, circuito que reconhece os melhores azeites do planeta.
O Terroir Serrano, um blend de campo multivarietal elaborado com as variedades Koroneiki, Frantoio e Picual, impressionou os 27 jurados internacionais com seu perfil sensorial complexo. O azeite apresenta notas gustativas de pimenta vermelha, avelã e frutas cítricas, além de aromas de bálsamo, salsão e tomate maduro.
Na edição deste ano, o concurso reuniu 558 rótulos de azeite extravirgem, oriundos de 19 países.
Para o sócio e mestre-lagareiro do Olivas de Gramado, André Bertolucci, a premiação reafirma o compromisso da empresa com a qualidade.
“O TerraOlivo Israel é um dos concursos mais tradicionais do setor oleícola internacional. Foi a primeira vez que participamos e já levamos o ouro. Isso confirma que estamos no caminho certo, produzindo um dos melhores azeites de oliva do mundo”, destaca.
Reconhecimento Global
Com a medalha de ouro em Israel, o Olivas de Gramado chega à sua oitava premiação internacional em apenas seis anos de produção. O Terroir Serrano já garantiu espaço no prestigiado catálogo Flos Olei, publicado em Milão, que reúne os 500 melhores azeites extravirgens do mundo.
Nos Estados Unidos, o azeite também conquistou medalha de prata no New York International Olive Oil Competition (NYIOOC) em 2023 e 2024. Neste ano, também somou duas medalhas de bronze no Athena International Olive Oil Competition, realizado na Grécia.
No EVOO International Olive Oil Contest (EVOO IOOC), da Calábria, na Itália, o Terroir Serrano safra 2025 ficou com a prata entre 707 azeites de 28 países.