Rio Grande do Sul e São Francisco de Paula - A agroindústria familiar Fazenda da Cria levará pela primeira vez à Expointer 2025 os seus produtos derivados de ruibarbo, uma hortaliça originária do norte da Europa ainda pouco conhecida no Brasil. A iniciativa também marca a estreia do município de São Francisco de Paula no Pavilhão da Agricultura Familiar da feira, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro.
A família Martini Muller cultiva a planta há três anos em uma área de 32 hectares e conta com 35 mil plantas de ruibarbo. “Nossa agroindústria oferece pães, cucas, tortas, bolachas, compotas, conservas, geleias, entre outros”, explica Isaura Martini Muller, representante da segunda geração da família. Gabriel, seu filho, é o responsável legal pela agroindústria.
Superação para estrear
A participação na feira quase foi inviabilizada por um temporal que destelhou o prédio da agroindústria em julho, causando prejuízo de R$ 100 mil. “Em meio à reconstrução, seguimos produzindo para a Expointer. Apesar de todas as dificuldades, vamos honrar nossa cidade e estrear este ano na feira”, afirma Isaura. Em 2023, a família já havia tentado participar, mas foi impedida pelas enchentes e pela formalização incompleta da empresa.
Assistência técnica
A evolução do empreendimento contou com o apoio da Emater/RS-Ascar. “Acompanhamos e damos assistência em todas as etapas do empreendimento rural. Essa agroindústria é um exemplo”, destaca Sandra Loreni Almeida de Moraes Silva, extensionista rural social e chefe do escritório da Emater em São Francisco de Paula.
Além de difundir o potencial culinário do ruibarbo, ainda restrito à alta gastronomia, a família desenvolve o turismo rural na propriedade, localizada a 3,6 km do centro de São Francisco de Paula. A planta também é utilizada para fins medicinais, por possuir efeito estimulante e digestivo, graças à composição rica em senosídeos, que proporcionam ação laxante.