FUTURO NO CAMPO

Agricultor de Farroupilha propõe políticas de permanência do jovem no campo

Morador da comunidade de Rio Caçador, Alessandro Mateus De Cesaro utilizou a Tribuna Popular

FARROUPILHA
Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

A Sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha na noite da segunda-feira (4) teve, além da posse do suplente Sedinei Catafesta (PSB), um momento para que o agricultor Alessandro Mateus De Cesaro, utilizasse a Tribuna Popular.

Morador da comunidade de Rio Caçador, De Cesaro também é membro do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar). Ele atentou os parlamentares sobre o êxodo rural existente na região sul do país.

Nos últimos 10 anos, cerca de 25% dos jovens migraram do campo para a cidade, aponta o manifestante. Diante disso, ele busca construir políticas públicas de permanência do jovem no campo.

Segundo sua fala, o meio rural gera laços comunitários, vínculos com a natureza e com o alimento. A valorização das escolas no interior, serviços de saúde e segurança são formas de manter a pujança da agricultura familiar.

Por fim, ele propõe aos vereadores avaliarem a participação da juventude rural no Conselho Municipal de Juventude, e a criação de um Projeto de Lei de incentivo ao jovem agricultor familiar.