
Serra Gaúcha - A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul é uma das principais articuladoras para a instalação de um sistema antigranizo na Serra e região dos Campos de Cima da Serra. A iniciativa foi tema de um encontro realizado nesta quarta-feira (12) na Casa Civil, em Porto Alegre, reunindo prefeitos, representantes de entidades e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), com o objetivo de definir os próximos passos na implantação e no acompanhamento do sistema, que deve beneficiar os produtores rurais de Caxias do Sul e região.
O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, participou da reunião. Segundo ele, inicialmente 14 municípios tinham manifestado interesse, mas agora o número subiu para 17.
“Então vamos promover nova rodada de conversas com os municípios interessados para definir quais irão de fato aderir e, assim, poderemos encaminhar o projeto piloto para instalação do sistema”, afirma.
Os recursos para a instalação devem ser provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), enquanto a manutenção ficará sob responsabilidade dos municípios. Os investimentos devem ser em torno de R$ 15 milhões.
“É um grande passo que estamos dando, pois os agricultores estão entre os mais suscetíveis aos eventos climáticos, além de todas as dificuldades que já enfrentam no dia a dia”, acrescenta o secretário.

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o secretário da SEAPI, Edivilson Brum, deputados estaduais Elton Weber, Carlos Búrigo, Neri, O Carteiro e representação de Guilherme Pasin, diretor do Sindicato Rural Valmir Susin, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Marco Antônio Toss, e membros da comissão formada por prefeitos e secretários da Agricultura das regiões da Serra e Campos de Cima da Serra.