SETOR MOVELEIRO

Presidente da Fimma Brasil entrega convite oficial da feira ao Grupo RSCOM

Durante a visita, Euclides Longhi também concedeu entrevista, destacando expectativas para o evento e desafios do setor moveleiro

Euclides Longhi, presidente da Fimma Brasil, entregou o convite do evento ao diretor executivo do Grupo RSCOM, Marcos Dytz Piccoli. (Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM)
Euclides Longhi, presidente da Fimma Brasil, entregou o convite do evento ao diretor executivo do Grupo RSCOM, Marcos Dytz Piccoli. (Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM)

O presidente da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil), Euclides Longhi, esteve na sede do Grupo RSCOM, em Bento Gonçalves, na manhã desta terça-feira (29). Ele estava lá para entregar o convite oficial da abertura do evento ao diretor executivo da empresa, Marcos Dytz Piccoli.

A cerimônia de abertura da Fimma Brasil 2025 está marcada para o dia 4 de agosto, às 13h30, no Auditório do Centro Empresarial de Bento Gonçalves (Rua Avelino Luiz Zat, nº 95, 1º andar). A feira ocorre entre os dias 4 e 7 de agosto, das 10h às 19h. O evento reunirá mais de 300 marcas nacionais e internacionais. A expectativa é receber cerca de 15 mil visitantes vindos de mais de 20 países.

Fimma Brasil: Expectativas e Impacto Econômico

Durante a visita, Longhi também concedeu entrevista ao vivo ao programa Rádio Repórter 1ª Edição, da Rádio Bento AM 1070 e FM 98.1. Ele destacou a movimentação gerada na cidade com a aproximação do evento, considerado um dos cinco maiores do mundo no segmento.

“Os hotéis já estão lotando, os restaurantes também. A cidade já está se preparando. É uma feira internacional, a quinta maior do planeta, e está sendo realizada em Bento Gonçalves”, afirmou.

Longhi também comentou o impacto da taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros:

“Nós todos dos setores moveleiros, MOVERGS (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do RS) e Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) também, estamos trabalhando junto com o governo federal para tentar amenizar essa situação. Nós, na região do Rio Grande do Sul, exportamos 16% para os Estados Unidos”, informou.

Por outro lado, o presidente ressalta que, embora o setor moveleiro nacional esteja preocupado, a Fimma Brasil não será afetada diretamente. Isso é porque a feira não depende de insumos norte-americanos.

Inovação e Novidades na Edição de 2025

Entre as atrações da edição de 2025 está o projeto de inovação logo na entrada dos pavilhões. Este projeto conta com a participação de startups, palestras e espaços para networking, tudo com acesso gratuito. A feira será dividida em diferentes áreas: o Pavilhão E será voltado à exposição de máquinas e tecnologias internacionais. Já os pavilhões A, B e D concentrarão matérias-primas e soluções para montagem de móveis.

Organizada pela Movergs desde 1993, a Fimma Brasil é voltada exclusivamente a profissionais do setor, como gestores industriais, marceneiros, arquitetos e designers. O credenciamento gratuito pode ser feito pelo site oficial: fimma.com.br.