Uma audiência pública realizada no Vale dos Vinhedos, nesta quinta-feira (24), marcou uma etapa decisiva na elaboração do Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (Plan-Vale). O encontro foi promovido pelas prefeituras de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, em parceria com o Ministério Público e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), e teve como foco a apresentação do diagnóstico inicial da região e a participação da comunidade local.
Ao longo da reunião, foram expostos os cinco princípios que orientam o Plan-Vale: sustentabilidade cultural e paisagística, desenvolvimento turístico equilibrado, proteção e gestão integrada, influência comunitária e transparência, e inovação com competitividade regional. O plano busca conciliar crescimento econômico com a preservação da identidade do Vale, evitando a descaracterização da paisagem rural e colonial.
O arquiteto Vinícius Ribeiro, responsável pela elaboração do plano, destacou que a participação da comunidade é fundamental para a efetividade das próximas etapas.
“A noite de hoje é a oportunidade de nós compartilharmos com a comunidade todos esses dados e dar a oportunidade para a comunidade se manifestar para dizer aquilo que elas querem”, afirmou.
Ele ainda enfatizou que o estudo é um instrumento técnico que, no futuro, deverá se materializar em projetos de lei a serem aprovados pelos três municípios.
Os dados apresentados foram construídos a partir de estudos técnicos, workshops temáticos e pesquisas de campo com moradores e visitantes. Segundo Ribeiro, houve um consenso entre os participantes sobre a manutenção da característica rural da região.
Após a apresentação de dados obtidos através de pesquisas realizadas com turistas, empreendimentos e moradores do Vale dos Vinhedos, os participantes da audiência puderam expor suas percepções.
Em grande maioria ficou perceptível a preocupação com o futuro do Vale em elação sua urbanização. Há um consenso da permanência de um roteiro rural, mais colonial, do jeito que ela se desenvolveu, sem grandes empreendimentos e com o mínimo de alteração paisagística possível.
Desafios e Expectativas no Plan-Vale
As próximas etapas incluem a compilação dos dados coletados entre junho e agosto, e a finalização do plano, prevista para setembro. A intenção é que o Plan-Vale se torne uma referência para futuras alterações dos planos diretores municipais, garantindo uma gestão efetiva, sustentável e participativa do Vale dos Vinhedos.
O grande desafio começa pela concordância em políticas públicas específica que unam a vontade dos três municípios envolvidos, conciliando o poder econômico, o turismo rural e a vontade da comunidade local.
Outras audiências devem ser realizadas ao longo dos próximos meses até a entrega final do documento que servirá como balizador das decisões sobre o futuro de um dos maiores indutores do turismo da Região Uva e Vinho.