Visão no futuro, olhar otimista e certeza de crescimento foram os temas abordados no último Tá na Mesa de 2018 organizado pela FEDERASUL na última quarta- feira (05), estiveram palestrando Emerson Vontobel (presidente da CVI Refrigerantes), Cristine Grings (presidente da Picadilly) e Pedro Coutinho (CEO da GetNet), além de abordar os temas citados anteriormente, eles apresentaram “cases” de sucesso de suas empresas e as perspectivas do mercado para o próximo ano.
Vontobel afirmou que: “não há como empreender no Brasil e nem no Rio Grande do Sul enquanto o cenário for caracterizado pela falta de liberdade, excesso de burocracia, insegurança e tributação excessiva”, salientou da necessidade de parcerias com o governo para maior facilidade na evolução dos negócios e desenvolvimento do cenário.
Já Cristine Grings, falou da reestruturação da empresa perante o mercado, o fato de ter reinventado seus conceitos e a implantação de mercado em mais diversos países e mais de 21 mil pontos de venda, além de lançar lojas exclusivas com seus produtos. Ela cita que: “Não mudamos porque o que foi feito estava errado. Mudamos porque o mercado muda e rápido. O que nos fez chegar aos 63 anos certamente não é o que nos fará chegar ao 100”.
Para Pedro Coutinho a atual taxa Selic em 6,5% a.a é uma boa oportunidade para acessar recursos e empreender com menos custos, assim a análise de mercado para a GetNet é a expansão de seus produtos em um curto espaço de tempo e afirma que: “O tradicional deve se transformar em digital. Lideranças top-down deve co-liderar e a motivação pelos negócios deve evoluir para motivação por propósitos”. Para ele, “não há como viver bem, se os funcionários vivem mal. O exemplo deve vir de cima e, também, cumprido, não apenas servir de vitrine”.
O encontro foi mediado pela presidente da Federação, Simone Leite e contou com mais de 100 empresários gaúchos e entidades parceiras da instituição.