Missa e monumento
Solenidade iniciou com uma missa, reunindo cooperados, funcionários e comunidade.

Uma missa, seguida da inauguração de um memorial alusivo à Cooperativa Vinícola Aurora e seus associados. Assim, na manhã deste sábado, foi realizada homenagem simbólica em comemoração aos 95 anos de história da Cooperativa. Tudo aconteceu na praça do bairro Borgo, local em que se reuniram em 1931 os 16 criadores da Cooperativa, na Praça do bairro Borgo, em Bento Gonçalves. À época, o local era propriedade de Antônio Pértille, viticultor associado e um dos fundadores.

Memorial reconhece o território onde 16 viticultores fundaram a Cooperativa Vinícola
Aurora em 1931, em Bento Gonçalves. Fotos de Eduardo Benini

A programação iniciou às 9h, com missa em celebração ao aniversário da vinícola, aberta à comunidade, cooperados e funcionários. Ao final, houve solenidade, com a manifestação do presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, para a contemplação da pedra memorial.

,

Mais do que uma cerimônia, a homenagem representa um gesto de memória, gratidão e respeito às origens da Cooperativa Vinícola Aurora, reforçando seu vínculo com a comunidade e com a terra onde tudo começou

reforçou o presidente.

O memorial é composto por uma pedra esculpida pelo artista plástico e escultor bento-gonçalvense, Dalcir Marcon, que traz o desenho da família Aurora e o ano de fundação da cooperativa, além de uma placa metálica explicativa sobre o significado do monumento.

Vinho especial e bons resultados


Ainda como parte das comemorações pelos 95 anos, a Cooperativa Vinícola Aurora lançará um vinho tinto edição especial, que será comercializado exclusivamente nas lojas próprias e no e-commerce da marca.


A Aurora comemora resultados expressivos ao completar mais de nove décadas no mercado. Cerca de 1,1 mil famílias cooperadas cultivam aproximadamente 3 mil hectares de vinhedos na Serra Gaúcha. A projeção para este ano é de uma safra de cerca de 85 milhões de quilos de uva.

Em 2025, a cooperativa alcançou faturamento de R$ 874 milhões, um recorde desde a sua criação, com crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho de todas as categorias do portfólio de cerca de 220 produtos.

 Memorial reconhece o território onde 16 viticultores fundaram a Cooperativa Vinícola Aurora em 1931, em Bento Gonçalves.


Legenda 2:
 Ivan Marini (1º vice-presidente), Renê Tonello (presidente) e Tiago Fronza Frare (2º vice-presidente), do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.      

Legenda 3: Solenidade iniciou com uma missa, reunindo cooperados, funcionários e comunidade.

Legenda 4: Presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.

Créditos: Eduardo Benini