SINDICATOS

Metalúrgicos de Bento Gonçalves garantem reajuste de 6% com nova convenção coletiva

Acordo prevê aumento nos auxílios, manutenção do quinquênio e benefícios para trabalhadores de quatro municípios

Juarez Piva, Deoclides dos Santos e Carlos Tramontini na assinatura da Convenção Coletiva
Juarez Piva, Deoclides dos Santos e Carlos Tramontini na assinatura da Convenção Coletiva. (Foto: Exata Comunicação/Luisa Sperotto)

Com reajuste de 6% e aumento de 7,75% nos pisos salariais, a nova Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026 foi formalizada nesta terça-feira (21), pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME-BG), em negociação com o Sindicato das Indústrias do setor (SIMMME).

Entre os principais avanços do acordo, está o reajuste dos pisos: o valor para contratos de experiência passa a ser de R$ 1.925,00, enquanto os trabalhadores efetivos terão piso de R$ 2.101,00. Além disso, o auxílio escola teve acréscimo de 11,58% para os profissionais que se enquadram na cláusula do benefício.

Outro ponto mantido na convenção é o quinquênio — adicional por tempo de serviçoque segue em 8% sobre o piso dos efetivos, sem limite, para cada cinco anos de trabalho na mesma empresa.

A nova convenção contempla trabalhadores das cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

Para o presidente do STIMMME-BG, Deoclides dos Santos, o resultado reforça o compromisso do sindicato com a valorização profissional e o desenvolvimento industrial da região.

“Somos vigilantes e atuantes para que os direitos dos nossos profissionais sejam mantidos e ampliados”, destacou.

A assinatura também contou com a presença do presidente do SIMMME, Juarez José Piva, e do advogado Carlos Tramontini, representante do Sindicato Nacional de Máquinas.