Na noite desta sexta-feira (26), na Casa Perlage, em Farroupilha, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) fez a entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera aos agraciados de 2021.
Receberam a premiação Adão Marques da Silva, da PHD Guindastes; Maurien Randon Barbosa, do Instituto Elisabetha Randon; e Mércio Antônio Susin, da empresa Susin Francescutti.
Conforme o presidente do Simecs, Paulo Antônio Spanholi, o Mérito é um reconhecimento ao trabalho dos empresários de Caxias do Sul. Ele comentou sobre como é feita a escolha dos agraciados do prêmio Mérito Metalúrgico Giga Bandera.
“As empresas se inscrevem com os nomes para agraciar e depois passam por um colegiado de pessoas do Simecs, Sebrae, Senai e do Sesi onde são escolhidos os nomes pelo trabalho feito a comunidade”.
Fundada em 1997, a PHD Guindastes conta hoje com mais de 150 colaboradores. O proprietário, Adão Marques da Silva, que administra a empresa junto de suas filhas, comentou sobre como é manter a empresa familiar.
“Não tem mistério, temos muito conhecimento sobre o produto que fabricamos, as meninas sempre ajudam, hoje elas me dão uma mão muito grande. Uma faz a administração da empresa e a outra auxilia em tudo, então não vejo problema nenhum. É muito simples”.
Já a diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, disse que o lado social sempre esteve presente na empresa.
“É um sentimento de surpresa, pois o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Caxias do Sul lembraram do quesito investimento social, isso nos deixa muito satisfeitos. Fiquei surpresa por me escolherem, mas o que levou a gente a ganhar esse prêmio? Digo a gente por que é um trabalho feito a muitas mãos, podia ser qualquer um aqui no meu lugar, a equipe trabalha demais, é uma equipe coesa e eu tenho certeza que o que gerou esse reconhecimento foi todo esse trabalho de várias mãos”.
O também agraciado, Mércio Antônio Susin, que é diretor da metalúrgica Susin Francescutti, fez questão de relembrar o pai, que foi um dos fundadores da empresa e agradeceu a toda a equipe de colaboradores.
“Sem a participação dos demais que estão lá no dia a dia fazendo a empresa andar, nada acontece. Não só os que estão lá hoje, mas os que passaram por lá, todos tem uma participação nisso. Somos um a empresa de 67 anos, o seu João Francisco Kurts, joão Susin e o Armindo Susin, fundaram essa empresa com um sonho e grandes expectativas e nós estamos lá tentando manter esse sonho acesso”.
Neste ano, a 27ª edição da tradicional homenagem à trajetória de líderes empresariais é retomada com a inclusão de duas novas categorias, que premiam jovens empresários e projetos inovadores. Os agraciados, escolhidos por uma comissão que avaliou os trabalhos inscritos, são os empresários Willian Guilherme Vieira, da Metais Wizeto, como Jovem Empreendedor Industrial, e Isabella Brugalli Borghetti e Gustavo Borghetti, da BoomaTech, empresa do grupo Master Power, de São Marcos, como Projeto Inovador.
Instituído desde 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera é atribuído anualmente a personalidades que, com visão estratégica e representação institucional, empresarial e em defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações. O prêmio leva o nome de Luigia Carolina Zanrroso Eberle, Gigia Bandera, pioneira da metalurgia em Caxias do Sul e personagem-símbolo do empreendedorismo feminino.
Colaboração: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM