Com milhares de conexões de negócios entre empresas de todos os portes, a 34ª Mercopar, realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS de 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul (RS), chegou a expectativas de negócios de R$ 1,014 bilhão e atingiu a marca de mais de 44 mil visitantes.
Os resultados reforçam a vocação do evento como a maior feira de inovação industrial da América Latina. Neste ano, foram 528 expositores – entre os quais, 60 startups – de 12 estados e da China, dos segmentos metalmecânico, automação, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente.
“Mais uma vez a Mercopar se mostrou um marco para a indústria gaúcha, brasileira e latino-americana, levando ao público as mais recentes inovações em diversos segmentos, promovendo networking entre micro, pequenas, médias e grandes empresas e gerando milhões de reais em negócios, que é o principal foco do evento”, diz o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn.
Ele ressalta a relevância da feira, que é realizada há 34 anos ininterruptos, fruto de uma iniciativa do Sebrae RS e que, desde 2019, também tem como correalizador o Sistema FIERGS.
“É um dos mais importantes eventos do calendário para o setor industrial, que oferece aos participantes ferramentas para qualificação dos negócios, promovendo melhores resultados”, afirma Bohn.
Para o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, a feira, mais uma vez, foi um marco de grande expressão para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, mostrando a força da indústria nacional e sua capacidade de inovação.
“A Mercopar reafirma, ano após ano, a força da nossa indústria e o quanto ela é capaz de se reinventar e inovar. O que mais nos orgulha é ver o protagonismo das pequenas e microempresas, que aqui têm a oportunidade de acessar grandes indústrias, apresentar seus produtos, firmar parcerias e conquistar novos mercados. Essa conexão é essencial para fortalecer toda a cadeia produtiva e impulsionar o desenvolvimento industrial do Rio Grande do Sul e do Brasil”, avalia.
Rodadas de Negócios e Oportunidades na Mercopar
As Rodadas de Negócios foram, mais uma vez, as grandes protagonistas do evento. O Projeto Comprador, em suas quatro vertentes (Digitais, Regional, Nacional e Internacional), realizou 8.799 agendas que conectaram micro e pequenas empresas a grandes indústrias nacionais e internacionais (com participação de Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai). Também houve como novidade o Painel de Oportunidades da Cadeia Automotiva, com participação das montadoras Ford, Renault, Hyundai e BYD, que apresentaram suas demandas e necessidades, promovendo diálogo direto com os empreendedores locais. As Rodadas deste ano geraram R$ 260 milhões em negócios.
De acordo com pesquisa interna, para 97,3% dos visitantes a feira atingiu totalmente as expectativas. A próxima edição da Mercopar, a de número 35, já tem data para acontecer: de 20 a 23 de outubro de 2026.