Melhor Sommelier do RS será escolhido na Wine South America, em Bento Gonçalves

Três candidatos disputarão a segunda edição do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela regional da…

Publicado por
08:44 - 16/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Três candidatos disputarão a segunda edição do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela regional da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).

Três candidatos disputarão a segunda edição do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela regional da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Emmanuel Vinicius Franco de Abreu. 35 anos, Sommelier do Caitá Supermercados, é um deles. Luis Gustavo da Silva Buske, 31 anos, gerente do Braziolli Restaurante, de Canela, também terceiro colocado na edição passada, é outro finalista. Nasser Augustus Najar, 29 anos, que foi sommelier da vinícola Pizzato, de Bento Gonçalves, por mais de um ano, é outro candidato.

Em uma prova prática serão avaliados diversos pontos, como a descrição de três vinhos às cegas, a identificação de cinco líquidos e o apontamento de erros em uma carta. Além disso, os candidatos apresentarão o serviço formal do vinho. A transmissão da prova será ao vivo no dia 22 de setembro, das 14h às 17h, pelo canal da ABS-RS no YouTube, e o resultado será anunciado ao final do concurso. O palco será um dos salões da Wine South America e pela primeira vez terá presença de um público numeroso, pois os visitantes da feira poderão acompanhar o concurso de perto.

“A seleção dos finalistas, que inicialmente tiveram de fazer uma rígida prova teórica, revela a diversidade dessa profissão, pois há um Sommelier de um restaurante, outro que teve experiência em uma vinícola e um terceiro que trabalha em um supermercado que é um dos locais onde os consumidores adquirem vinhos frequentemente”, avalia Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS. “Também será uma oportunidade dos profissionais de toda cadeia vinícola, além dos colegas Sommeliers, acompanharem as provas presencialmente, destacando o trabalho desse profissional que vem sendo cada vez mais valorizado”, destaca.

Elencam a banca avaliadora os jurados Adeliano Cargnin (chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho), André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia), Angélica Brandalise (gestora de projetos da cadeia de vitivinicultura do Sebrae RS), Babiana Mugnol (sommelière e jornalista), Daniel Panizzi (presidente da União Brasileira de Vitivinicultura), Deisi da Costa (a melhor sommelière do Rio Grande do Sul em 2021), Flávia Milanez Milaneze (CEO na Milanez & Milaneze S/A, promotora da Wine South America) e Marcos Antônio Ferronatto (presidente do SEGH Região Uva e Vinho). O júri será presidido por Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS. Ainda integrarão o grupo Andreia Gentilini Milan, Caroline Dani, Júlio César Kunz, Marcos Graciani, Maurício Roloff e Patrícia Binz, diretores da seccional gaúcha da entidade.

Além do título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, o vencedor terá a oportunidade de participar de uma das turmas dos cursos avançados da ABS-RS, Master Países e Regiões ou Master Profissionais de Excelência, que iniciam no próximo ano.

3ª Wine South America
Quando: de 21 a 23 de setembro de 2022 (quarta a sexta-feira), das 14 às 21 horas
Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481, em Bento Gonçalves (RS)
Ingressos: www.winesa.com.br/visitante/ingressos
Convites para compradores: www.winesa.com.br/visitante/convite-comprador
Outras informações no site www.winesa.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (54) 3455.6712.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp