A Câmara da Indústria Comércio Serviços e Agronegócios de Farroupilha (Cics) promoveu nesta quinta-feira, (24), uma palestra com os empresários Maria de Lourdes Anselmi, da Malharia Anselmi, e Clóvis Tramontina, da Tramontina, no Golden Garden Eventos, com o tema “Liderança e legado empresarial, nossos exemplos da Serra Gaúcha”. O painel teve início às 19h30min.
Um pouco antes, no no espaço do Valentin Don Café, que fica na Tramontina Factory Store, os dois empresários concederam uma entrevista coletiva para a imprensa de Farroupilha sobre os temas tratados. Entre eles, a visita que os dois fizeram à Dubai conhecendo empresas e centros tecnológicos do Oriente Médio.
Durante a conversa os dois falaram sobre o início das duas empresas familiares e de como os valores, destacados por eles como honestidade, trabalho duro e empatia, foram repassados através das gerações e fizeram com que as duas empresas chegassem no patamar que estão.
Maria Anselmi falou sobre as novas tecnologias e de como isso impacta no dia a dia da malharia.
“Eu estive em novembro em Portugal, participando de uma feira, e lá tinha muita startup. Fala-se muito em tecnologia mas sempre se bate no ser-humano, em cuidar das pessoas e do meio ambiente. Um exemplo é o metaverso, que nada mais é que uma melhoria da internet. Ainda temos muito o que caminhar aqui no Brasil, mas temos que entrar. A Anselmi vai entrar, vamos por um pé ali, como é? como funciona? Precisamos estar atentos a essas novidades e aplicar no nosso trabalho“, disse.
Já Tramontina lembrou que o Brasil tem muita tecnologia de ponta e que não perde para países do exterior. Ele destacou o setor de agronegócios como sendo uma dos mais conceituados e aplicados com a inovação.
“Se tu pegar a feira de Não Me Toque, de equipamentos para a agricultura, não há nada igual, o Brasil é número um nesse setor. O Brasil é um dos maiores exportadores de frango do mundo, por exemplo. Um a cada quatro habitantes é alimentado pelo Brasil. Nunca vamos ficar de fora das grande potências nesse contexto”.
Com relação ao ano de 2022, os empresários acreditam que haverá crecimento no setor econômico, com investimentos e expanções dos negócios.
Toda a renda do evento será revertida para entidades que apoiam pessoas em vulnerabilidade social de Farroupilha