
Foi a maior edição do concurso internacional Brazil Wine Challenge, com 774 amostras de vinhos e espumantes de 16 países. A vinícola Maison Forestier recebeu 4 medalhas de ouro, nos rótulos Forestier Blanc de Blancs, Gran Legado Brut Champenoise, Gran Legado Charmat Branco e Gran Legado Moscatel Rosé. A premiação aconteceu na última sexta-feira, 16, em Bento Gonçalves. A organização do evento, realizado na serra gaúcha de 13 a 15 de outubro, foi da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
A 10ª edição do Brazil Wine Challenge, além de ter sido diferente pelo formato adequado às normais internacionais de saúde, elevou ainda mais a rigidez das avaliações. Júri profissional constituído por 57 especialistas de cinco países (Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália) e um resultado de evolução nas notas dos espumantes nacionais.
Entre os espumantes Ouro da vinícola Maison Forestier, o rótulo que mais se destaca em premiações internacionais é o Gran Legado Brut Champenoise. Ele foi o primeiro brasileiro a ganhar medalha de ouro também na IWC – International Wine Challenge (2011), na Inglaterra.
Em meio as amostras da Alemanha, Itália, Argentina, entre outras inscritas no 10º Brazil Wine Challenge, o espumante Blanc de Blancs Forestier se destacou e conquistou a segunda medalha de ouro. A primeira havia sido em 2017, no 10º Concurso do Espumante Brasileiro. Elaborado no método champenoise tradicional com uvas Chardonnay e Riesling Itálico tem maturação em cave por 18 meses.
Outros dois rótulos premiados no evento deste ano em Bento Gonçalves foram o Gran Legado Brut Charmat, reconhecido mundialmente com Ouro no 9º Concurso Espumante Brasileiro (2015). Este espumante tem notas de frutos frescos e flores brancas e é levemente ácido no paladar. Já quarto premiado, o Gran Legado Moscatel Rosé, recebeu sua primeira medalha neste ano. Lançamento da vinícola em 2020, o novo rótulo já chega ao mercado premiado. Trata-se de um espumante de aromas intensos que lembram flores, mel e frutos tropicais. Estará disponível em breve no mercado.
Mais reconhecimento
Recentemente a vinícola Maison Forestier já havia conquistado boa pontuação na 9ª edição do Guia de Vinhos da Adega Brasil 2019/2020. O mais bem pontuado foi o Forestier Blanc de Blancs Brut Champenoise (91 pontos) com distinção entre os Melhores da Serra Gaúcha. O segundo espumante Forestier, o Nature Champenoise obteve 90 pontos, mesma pontuação do Gran Legado Brut Champenoise. Ainda teve pontuação para o Gran Legado Moscatel (90 pontos), Gran Legado Brut Rosé (89 pontos.) e Gran Legado Brut Champenoise Rose – 88 pontos.
O Guia ADEGA traz a cada safra o que tem de mais recente no mercado vitivinícola do país, prestigiando os produtores brasileiros e apresentando os destaques de forma detalhada. São 63 vinícolas participantes, 550 vinhos avaliados com ranking dos melhores de cada categoria, além de detalhadas notas de degustação e resumo com mapas das principais regiões vitivinícolas do Brasil.
Mais sobre o Brazil Wine Challenge
A 10ª Brazil Wine Challenge reuniu 774 amostras (382 vinhos tintos, 218 espumantes, 158 vinhos brancos e rosés e 16 destilados e espirituosos) de 16 países, 27% mais que a edição anterior. O concurso conferiu 237 Medalhas, sendo 21 Gran Ouro, ou seja, 21 rótulos que alcançaram 93 pontos ou mais. Este é o único concurso realizado no Brasil com a chancela oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos.
Entre os destaques, o Brasil lidera o número de Gran Ouro com 11 Medalhas – sete espumantes, três vinhos finos e um licoroso -, seguido pelo Chile com quatro, Portugal com três e Alemanha, Espanha e Uruguai com um Gran Ouro cada. Dos 237 prêmios, 135 foram para produtos brasileiros (57% do total de premiados), uma realidade comum nos concursos internacionais, por conta do país sede do evento sempre ter o maior número de amostras inscritas. Não houve Medalha de Prata pois, os 30% melhor pontuados somaram nota equivalente a Ouro (89 a 92,9) ou Gran Ouro (acima de 93).
A Maison Forestier
A Maison Forestier é uma marca francesa que se transformou em uma das mais clássicas da história de vinhos e espumantes no Brasil. Nascida em 1750, na França, chegou ao Brasil em 1970 como produto importado. Atualmente tem elaboração no terroir de Garibaldi onde já era produzido tradicionalmente os rótulos Gran Legado. Além de espumantes, a vinícola elabora vinhos finos brancos e tintos priorizando qualidade acima da quantidade.
Todos os produtos estão disponíveis para venda online no site www.maisonforestier.com.
Premiação no 10º Concurso Internacional Brazil Wine Challenge com medalha de Ouro:
Espumante Forestier Blanc de Blancs – Medalha de Ouro
Espumante Gran Legado Brut Champenoise – Medalha de Ouro
Espumante Gran Legado Charmat Branco – Medalha de Ouro
Espumante Gran Legado Moscatel Rosé (lançamento 2020) – Medalha de Ouro
Pontuação Guia de Vinhos Adega Brasil
Forestier Blanc de Blancs Brut Champenoise – 91 pontos – Melhores Serra Gaúcha
Forestier Nature Champenoise – 90 pontos
Gran Legado Brut champenoise – 90 pontos
Gran Legado Moscatel – 90 pontos
Gran Legado Brut Rosé – 89 pontos
Gran Legado Brut Branca – 88 pontos
Gran Legado Brut Champenoise Rosé – 88 pontos